Como avaliar as habilidades de direção de idosos?

Se seus entes queridos parecem estar fazendo declarações recomendando que você não dirija
Se seus entes queridos parecem estar fazendo declarações recomendando que você não dirija, talvez seja hora de ouvir.

Os entes queridos muitas vezes não percebem o quanto suas habilidades de direção se deterioraram. O tempo de reação fica mais lento. O controle motor e a coordenação também sofrem.

A idade nunca deve ser o fator dominante para determinar se um idoso está apto para dirigir; alguns motoristas podem ser muito capazes e seguros aos 80, enquanto outros não operam mais em um nível seguro aos 55 ou 60. Os motoristas mais velhos também são mais frágeis do que os mais jovens. Mesmo um pequeno acidente pode ter consequências graves para a saúde.

Autoteste Este

é um autoteste para ajudá-lo a determinar se está na hora de desistir de dirigir. Como em qualquer autoteste, tente ser o mais objetivo possível ao avaliar se é ou não hora de desligar as chaves. As respostas a essas perguntas podem fornecer informações valiosas sobre como você está se saindo.

  1. O tráfego parece estar muito mais rápido agora do que você se lembrava no passado? O tráfego aumenta atrás do seu carro? Os carros nos cruzamentos sempre parecem estar indo rápido demais? Embora possa parecer que outros carros estão dirigindo muito mais rápido, é duvidoso que eles realmente estejam em alta velocidade. É bem sabido que o tempo de reação diminui à medida que envelhecemos. À medida que o tempo de reação diminui, muitos motoristas idosos, com razão, dirigem um pouco mais devagar e evitam dirigir durante os horários de pico para compensar. No entanto, em algum ponto você pode dirigir um pouco devagar demais para a segurança. Se você sentir que não pode fazer curvas à esquerda com segurança em cruzamentos movimentados, pode ser hora de parar de dirigir.
  2. Você tem mais "ligações fechadas" do que nos anos anteriores? As estatísticas indicam que começamos a ter mais acidentes à medida que atingimos a idade de aposentadoria. Os motoristas com mais de 65 anos pioram progressivamente à medida que envelhecem. Em uma base por quilômetro, os motoristas idosos são os mais perigosos - mais ainda do que os adolescentes de 16 a 18 anos. Vários parentes e amigos fizeram sugestões de que você deve abrir mão das chaves do carro? Pode exigir um pouco de humildade, mas às vezes um amigo verdadeiro é um amigo honesto. Se seus entes queridos parecem estar fazendo declarações recomendando que você não dirija, talvez seja hora de ouvir.
  3. A sua visão piorou? Às vezes é difícil admitir, mas a visão diminui com o tempo. Os sinais de parada às vezes são difíceis de ler? Você sente falta dos sinais de trânsito porque não pode vê-los? A maioria dos estados exige motoristas ter seus olhos examinados toda vez que renovarem sua licença. Se você estiver preocupado, deve fazer um exame aos olhos ou fazer seu próprio exame de vista. A acuidade mínima para uma licença irrestrita é geralmente 20/40. As restrições de licença geralmente começam quando a visão se deteriora para algo entre 20/50 a 20/60, dependendo do seu estado de residência. As restrições variam e podem incluir limites na hora do dia em que você pode dirigir, requisitos de uso de óculos corretivos ao dirigir e / ou restrições à direção em autoestradas. 20/70 é geralmente a acuidade mínima para manter qualquer tipo de carteira de motorista.
  4. Você tem problemas para ouvir? Ser deficiente auditivo demais para perceber sirenes pode levar a algumas situações perigosas, portanto, idosos em dúvida podem ser examinados para identificar e possivelmente compensar a perda auditiva.

Pessoa idosa

Deve fazer um exame oftalmológico ou fazer seu próprio exame de vista
Se você estiver preocupado, deve fazer um exame oftalmológico ou fazer seu próprio exame de vista.

Testando outros

A maneira mais simples de avaliar as habilidades de direção de um idoso é dar um passeio. Ofereça-se para ir ao supermercado ou a algum outro lugar próximo. Você não precisa fazer com que pareça um teste de direção - simplesmente se ofereça para fazer anotações mentais. A lista de verificação acima também pode servir como um guia para sua observação.

Lembre-se de que a deterioração das habilidades de direção é um assunto delicado. Tato e sensibilidade são essenciais, mas se você está preocupado com a possibilidade de um ente querido estar colocando em risco sua segurança ou a de outras pessoas, você tem a responsabilidade de monitorar sua direção e enfrentar o problema, em vez de ignorá-lo. Procure a ajuda de outras pessoas queridas em seus esforços para convencer um motorista inseguro a entregar as chaves.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail