Como fazer a redação de relatórios de inteligência?

Embora não haja muita literatura disponível sobre a redação de relatórios de inteligência militar
Embora não haja muita literatura disponível sobre a redação de relatórios de inteligência militar, provavelmente existe um formato ou modelo padrão que os oficiais e agentes de inteligência seguem ao redigir relatórios de inteligência.

Quando as pessoas ouvem a palavra inteligência, uma das duas primeiras coisas que vem à mente é a capacidade intelectual de uma pessoa. O próximo passo é a inteligência militar. Isso é perfeitamente compreensível, pois a comunidade de inteligência tem sido objeto de muita controvérsia nos últimos anos. Acrescente a isso o fato de que muitos filmes e programas de televisão exibidos nos últimos anos enfocaram a vida de agentes e oficiais de inteligência.

Para definir ou explicar a redação de relatórios de inteligência, precisamos descrever os relatórios de inteligência. De acordo com um dicionário militar, um relatório de inteligência é um relatório específico de informações, geralmente sobre um único item, feito a pedido de um oficial comandante em operações táticas. As informações contidas em um relatório de inteligência geralmente são sensíveis ao tempo, portanto, são disseminadas o mais rápido possível ao comandante que as solicitou e a outras autoridades pertinentes, que podem incluir o diretor de inteligência ou o comitê de inteligência. Este relatório urgente, também chamado de INTREP na comunidade militar e de inteligência da Europa, é então analisado e usado para tomar decisões estratégicas, operacionais e táticas.

Relatório de inteligência

Para definir ou explicar a redação de relatórios de inteligência
Para definir ou explicar a redação de relatórios de inteligência, precisamos descrever os relatórios de inteligência.

Aqui estão alguns dos outros recursos de um relatório de inteligência:

  • Oportunidade. Os relatórios de inteligência devem conter as informações mais recentes coletadas, caso contrário, não serão úteis para o tomador de decisão. Aqueles que pertencem à comunidade de inteligência sabem como as informações de inteligência podem mudar em questão de minutos, por isso é importante que as informações relatadas sejam o mais atualizadas possível. Por esse motivo, alguns relatórios de inteligência podem ser mais curtos do que outros.
  • Preciso. Como os relatórios de inteligência são usados na tomada de decisões, é importante que as informações que eles contêm sejam as mais precisas possível. Não há espaço para fofocas ou boatos na redação de relatórios de inteligência.
  • Verificado. Para que as informações sejam precisas, elas devem ser verificadas por diferentes fontes. Oficiais e agentes de inteligência podem usar recursos de primeira e segunda mão para verificar as informações que eles escrevem em relatórios de inteligência. Mas, assim como no jornalismo investigativo, é melhor obter informações de fontes de primeira mão. É por isso que cada agente de inteligência tem sua própria rede de contatos, que pode consultar para confirmar a veracidade das informações que obteve de outras fontes. Claro, fontes ou contatos estão escondidos em um espesso véu de segredo.

Devido à sensibilidade temporal das informações contidas nos relatórios de inteligência, os oficiais e agentes de inteligência não só recebem treinamento em coleta de inteligência, mas também na redação de relatórios de inteligência. Como qualquer um pode deduzir, escrever um relatório de inteligência é muito diferente de escrever em revistas, jornais, livros ou outros materiais publicados. Embora não haja muita literatura disponível sobre a redação de relatórios de inteligência militar, provavelmente existe um formato ou modelo padrão que os oficiais e agentes de inteligência seguem ao redigir relatórios de inteligência. Eles provavelmente também são treinados sobre o idioma a usar.

Existem muitas revistas hoje que satisfazem a necessidade do público por inteligência. Seus redatores também são versados na redação de relatórios de inteligência. Stratfor é um bom exemplo de revista que atende à comunidade de inteligência.

Artigos relacionados
  1. Como configurar um depósito de peças de eletrodomésticos?
  2. Como preparar uma proposta básica de pesquisa empresarial?
  3. Como criar mais espaço na mesa com o gerenciamento de cabos?
  4. Como encontrar histórias de sucesso na carreira?
  5. Como fazer uma auditoria de negócios?
  6. Como encontrar serviços locais de limusines?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail