Estratégia de preços - como escolher uma estratégia eficaz de preços de produtos

Seus gerentes de negócios não percebem que precisam aprender a escolher uma estratégia de precificação
Seus gerentes de negócios não percebem que precisam aprender a escolher uma estratégia de precificação de produto eficaz para tornar a empresa bem-sucedida.

Antigamente, na Mesopotâmia, os comerciantes se concentravam nos preços para mantê-los no topo da escada dos negócios. Existem quatro P's no Marketing Mix: Preço, Produto, Local e Promoção. Em essência, o preço é a arma de marketing mais valiosa entre as quatro. No entanto, é comum que as pequenas e médias empresas não percebam isso. Seus gerentes de negócios não percebem que precisam aprender a escolher uma estratégia de precificação de produto eficaz para tornar a empresa bem-sucedida. Uma vez que o preço esteja certo, todas as armas restantes no mix de marketing seguirão o exemplo.

Estratégia de preços

Antes de escolher uma estratégia de preços para a empresa, é melhor primeiro entender completamente as diferentes estratégias de preços que a empresa pode adotar.

  1. Preços baseados em custos. Esta é a forma mais simples de estratégia de preços. Basicamente, o preço de venda é derivado da soma do Custo e do Lucro que o empresário gostaria de ganhar. Essa estratégia de preços não depende do mercado e do consumidor-alvo, o que é um tanto irreal, pois também há custos fixos a serem considerados.
  2. Preço de contribuição. O preço de venda é obtido somando o Custo aos Custos Fixos. Os Custos Fixos são as despesas operacionais e despesas de marketing e publicidade do negócio. As empresas que usam essa estratégia de preços têm uma ampla gama de produtos que lhes permite atribuir os custos fixos aos produtos que estão indo bem no mercado.
  3. Método de trabalho de volta. Esta é a estratégia de preços mais útil para pequenas empresas. Não existe uma fórmula clara para essa estratégia de preços, porque tudo dependerá do desempenho do produto no mercado. Por exemplo, se o produto não está indo bem em relação a um concorrente, o empresário pode optar por agregar mais valor ao produto do que seu concorrente pelo mesmo preço.
  4. Escumação do mercado. Essa estratégia de preços é usada quando o produto vendido é uma inovação completamente nova. Como o produto é único no mercado, o preço pode ser definido com um valor superior. Assim que os concorrentes entram, o preço pode ser ajustado para ser competitivo.
Essa estratégia de preços é usada quando o produto vendido é uma inovação completamente nova
Essa estratégia de preços é usada quando o produto vendido é uma inovação completamente nova.

Esses são apenas alguns exemplos de estratégias de preços. Ainda existem mais estratégias de preços no mercado hoje e mais estão sendo desenvolvidas conforme as necessidades do consumidor e do produtor evoluem. Como escolher uma estratégia de precificação de produto eficaz torna-se uma função importante do gerente de negócios para tornar a empresa bem-sucedida.

Ao contrário da crença popular, o valor é mais importante para o cliente do que seu preço. Um cliente pode comprar um produto por um preço alto quando percebe que vale cada centavo. Valor total desejado pelo cliente significa qualidade, disponibilidade e esforço promocional. O gerente de negócios deve, então, perceber a necessidade de escolher uma estratégia de precificação de produtos que permita ao negócio proporcionar a satisfação total do cliente. Também é importante não esquecer os três P's restantes na mixagem.

Artigos relacionados
  1. Como gerenciar uma equipe de vendas global?
  2. Como fazer marketing de mecanismo de pesquisa eficaz?
  3. Como encontrar modelos de cartão de visita?
  4. Como fazer marketing em mecanismos de pesquisa com o Google?
  5. Benefícios das listas de mala direta
  6. Como encontrar os melhores fornecedores de serviços de frete?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail