Como preparar um gráfico de controle de processo?

Existem diferentes tipos de gráficos de controle
Existem diferentes tipos de gráficos de controle, incluindo gráficos de controle p, gráficos de controle u, gráficos de controle fuzzy e gráficos de controle de regressão.

Um gráfico de controle de processo, também conhecido como gráfico de Shewhart ou gráfico de comportamento do processo, é uma das ferramentas usadas no gerenciamento de controle de qualidade. Os gráficos de controle de processo permitem que você veja quaisquer anormalidades em um determinado processo durante um período de tempo especificado.

Este tipo de gráfico é amplamente utilizado na manufatura, onde existem muitos trabalhos de automação. Por exemplo, gráficos de controle podem ser usados para avaliar se os diferentes sistemas automatizados de fabricação de casquinha de sorvete estão funcionando como deveriam. O gráfico permite que os engenheiros de uma instalação de manufatura avaliem a automação do processo atual. Com base nos resultados, um plano é colocado em prática para resolver quaisquer variações ou problemas indesejados.

Traçado em função do tempo

Existem diferentes tipos de gráficos de controle, incluindo gráficos de controle p, gráficos de controle u, gráficos de controle fuzzy e gráficos de controle de regressão. Os dados coletados são plotados em função do tempo. Cada gráfico de controle de processo tem o seguinte:

  • Pontos - amostra de dados em momentos diferentes
  • Linha central - média ou média
  • Linha inferior - controle inferior ou limite de limiar
  • Linha superior - controle superior ou limite

Essas linhas determinarão se há variações suspeitas em seus dados do ponto de vista histórico. Você saberá se o processo está sob controle (consistente) ou fora de controle (imprevisível). Se os pontos estiverem todos dentro dos limites de controle superior e inferior, o processo está ocorrendo sem problemas. Porém, se houver pontos acima e abaixo dos limites, isso significa que há uma variação no processo. Essas variações são chamadas de variações de causa especial. Algo está diferente ou mudou e isso exige uma investigação imediata. Quaisquer desvios ou variações, principalmente quando se trata de automação de processos, podem significar aumento nos custos da qualidade.

Para preparar um gráfico de controle de processo:

1. Identifique o processo que precisa ser avaliado.

Um gráfico de controle de processo é uma ferramenta útil para determinar se há interrupções em um processo
Um gráfico de controle de processo é uma ferramenta útil para determinar se há interrupções em um processo.

2. Identifique o método de amostragem. O método de amostragem aleatória deve ser empregado para obter uma boa gama de dados.

  • Determine quantas amostras precisam ser obtidas.
  • Determine a frequência de amostragem (dias, semanas, meses, etc.)

Coleta de dados em tempo hábil

3. Colete os dados. Certifique-se de que a coleta de dados precisa e oportuna seja realizada.

4. Trace os dados no gráfico. Crie o eixo horizontal ou x, que geralmente é o elemento de tempo. Decida a escala para o eixo vertical ou y, que dependerá da medição do tipo de dados que você está plotando.

5. Calcule os limites de controle superior, médio e inferior.

6. Interprete o gráfico. Procure quaisquer pontos significativos que caiam nos limites externos. Se um ou mais pontos forem encontrados nos limites externos, o processo é considerado fora de controle. Isso significa que você precisa descobrir o que causou essa situação e corrigir o problema.

Os processos de fabricação funcionam sem problemas

O próprio controle de processo é usado em várias aplicações. Um bloco de controle de processo, por exemplo, pode ser encontrado no sistema operacional do computador. A maioria dos processos hoje em dia é altamente automatizada. Os mecanismos de controle empregam o uso de um algoritmo de controle PID para fazer com que seus processos de fabricação funcionem sem problemas. A lógica Ladder é uma das linguagens de programação utilizadas para desenvolver softwares para automação de processos industriais.

Um gráfico de controle de processo é uma ferramenta útil para determinar se há interrupções em um processo. Ele pode ser aplicado não apenas a um sistema de manufatura automatizado, mas também a processos humanos. O conhecimento de quaisquer desvios indesejados nos processos permite que a empresa atue no problema de forma a não incorrer em custos adicionais, sejam de natureza monetária ou não.

Artigos relacionados
  1. Como usar uma caneta detectora de dinheiro falso?
  2. Como usar uma máquina de numeração de Bates?
  3. Como comprar fichários de papel legal?
  4. Como usar a impressão de formulário autocopiativo?
  5. Como escolher a melhor mobília ergonômica para escritório?
  6. Como comparar marcas e modelos populares de copiadoras?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail