Como entender o funcionamento de um conversor catalítico?

Um conversor catalítico é uma parte do sistema de escapamento geral do veículo
Um conversor catalítico é uma parte do sistema de escapamento geral do veículo.

Muitos não sabem o que é um conversor catalítico. Alguns proprietários de automóveis de longa data nem mesmo sabem como é o conversor catalítico de seus veículos. Saber o propósito do conversor catalítico é a chave para entendê-lo e cuidar dele. Aqui estão algumas dicas para entender como funciona um conversor catalítico.

  1. Um conversor catalítico está dentro do motor de um carro. Um conversor catalítico é um dispositivo que está presente em todos os veículos que funcionam com motores de combustão interna. Um conversor catalítico funciona quebrando gases prejudiciais, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e hidrocarbonetos em elementos menos prejudiciais dióxido de carbono, nitrogênio e oxigênio.
  2. Substâncias componentes de um conversor catalítico. Os conversores catalíticos são feitos principalmente de uma combinação de aço inoxidável e metais preciosos platina, paládio e ródio. Traços de manganês e cério também são adicionados. Quantidades mínimas de níquel e cobre também são usadas na produção de alguns conversores catalíticos. No entanto, a União Europeia considerou ilegal o uso de níquel em conversores catalíticos. Isso ocorre porque o níquel, quando combinado com o dióxido de carbono, produz uma substância altamente tóxica chamada tetracarbonil de níquel. O cobre, por outro lado, é ilegal para uso na fabricação de conversores catalíticos no norte da Europa. Isso ocorre porque o cobre cria inevitavelmente dioxinas, que são conhecidas por serem poluentes ambientais.
  3. Aparência e localização do conversor catalítico. Um conversor catalítico é uma parte do sistema de escapamento geral do veículo. Assemelha-se muito a um silenciador. O conversor catalítico é posicionado embaixo do veículo conectado a mangueiras de ar, uma do motor e a outra do escapamento. Alguns veículos são equipados com até dois conversores catalíticos.
  4. Substituição do conversor catalítico do seu veículo. Uma série de razões contribuem para a falha do conversor catalítico. Por um lado, se o veículo tem mais de 100.000 milhas sobre ele, então as chances são de que seu conversor catalítico já esteja comprometido. Condições meteorológicas extremas e salgadas também encorajam o acúmulo de ferrugem no sistema de escapamento, contribuindo para a quebra do conversor catalítico. Mesmo o uso de combustível de baixa qualidade também é um fator contribuinte. Se você notar uma fumaça preta fedorenta saindo do cano de escapamento, é hora de levar o veículo à oficina para a troca do conversor catalítico.

Agora que você tem uma compreensão mais clara do conversor catalítico do seu veículo, é importante ter em mente algumas medidas de manutenção realmente básicas. Obviamente, você deve garantir que seu veículo seja regularmente limpo, ajustado e oleado. Além disso, você deve sempre carregar seu tanque com a mais alta qualidade possível de combustível que seu orçamento pode pagar.

Artigos relacionados
  1. Como reciclar um conversor catalítico?
  2. Como encontrar ideias proibidas para placas de carros?
  3. Como comprar um kit veicular Bluetooth?
  4. Como calibrar uma bússola computadorizada Ford Taurus?
  5. Como encontrar idéias engraçadas de matrículas de automóveis?
  6. Como instalar um sistema de controle do veículo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail