Identificar e tratar a pancreatite felina: sintomas e tratamento

A pancreatite felina é uma doença grave que pode ser perigosa
A pancreatite felina é uma doença grave que pode ser perigosa e dolorosa para o seu gato.

Aprenda as respostas a perguntas sobre a saúde do gato sobre pancreatite e como cuidar do seu felino doente

A pancreatite felina é uma doença grave que pode ser perigosa e dolorosa para o seu gato. Este artigo discute os sintomas da pancreatite felina, mas outras infecções podem causar sintomas semelhantes. A primeira coisa a entender é como identificar e tratar a pancreatite felina.

A pancreatite felina é uma doença grave
A pancreatite felina é uma doença grave e pode até ser fatal.

Aqui estão alguns fatos importantes relacionados a esta doença:

  1. O que é pancreatite? É um inchaço do pâncreas, um órgão que produz enzimas digestivas e hormônios como a insulina. Quando o pâncreas está inchado, as enzimas que ele produz podem entrar nos órgãos abdominais circundantes. Em última análise, isso pode causar danos ao fígado, intestinos e outros órgãos internos próximos ao pâncreas.
  2. Quais são os sintomas da pancreatite? A pancreatite felina pode ser difícil de identificar. Embora seja comumente marcado por vômitos, nem todos os gatos apresentam esse sintoma. Outros gatos podem mostrar sinais de desconforto abdominal ou febre, embora esses sejam sintomas de muitos problemas de saúde felinos. Duas das coisas mais comuns observadas em gatos com pancreatite são perda de apetite e letargia.
  3. Como a pancreatite é diagnosticada? Como todos os sintomas da pancreatite felina estão associados a outras doenças, a única maneira de ter certeza é pedir ao seu veterinário para fazer exames de sangue. Embora um exame básico de sangue e urina possa mostrar algumas irregularidades enzimáticas, o único diagnóstico certo vem de um teste conhecido como teste de imunorreatividade da lipase pancreática. Uma vez que muitos laboratórios não estão equipados para executar este teste, seu veterinário pode ter que encontrar uma instalação especial.
  4. O que causa pancreatite em gatos? Infelizmente, ninguém sabe realmente. A condição não parece ser genética ou causada por qualquer gatilho específico.
  5. Como essa doença é tratada? Se o seu gato for diagnosticado com pancreatite felina, o veterinário precisará monitorar o animal de perto para garantir que não haja complicações graves que exijam um tipo diferente de tratamento de pancreatite. O inchaço pode ser tratado, assim como as náuseas e a perda de apetite. Além disso, seu gato pode precisar de injeções de fluidos ou tratamento IV para evitar a desidratação.
  6. Em casos graves de pancreatite felina, seu gato pode não precisar comer ou beber água pela boca. Uma vez que consumir alimentos ativa o pâncreas, ingerir alimentos por via intravenosa permitirá que o pâncreas descanse.
  7. Como a produção de insulina pode ser afetada pela pancreatite felina, podem ocorrer problemas secundários, como diabetes. Se o seu gato teve vários surtos, o veterinário pode sugerir exames de sangue regulares para monitoramento. Também é comum que gatos com sintomas de pancreatite sofram de depressão, portanto, se isso for uma preocupação, lembre-se de mencionar isso ao seu veterinário.

A pancreatite felina é uma doença grave e pode até ser fatal. Certifique-se de consultar seu veterinário se você suspeitar desse diagnóstico. Enquanto alguns gatos têm pancreatite crônica, muitos outros têm uma única crise da doença e se recuperam totalmente.

Artigos relacionados
  1. Identificar e tratar o carcinoma de células escamosas felino: saúde do gato
  2. Identificando e tratando os sintomas de linfoma felino para a saúde em gatos
  3. Como determinar o sexo de um gatinho?
  4. Tratar a constipação em gatos
  5. Como construir uma casa de brincar de gato?
  6. Como ter uma casa amiga do gato?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail