Como compreender as espécies ameaçadas da floresta tropical?

Plantas são marcados como ameaçados de extinção porque as pessoas veem um risco potencial de sua extinção
Alguns animais e plantas são marcados como ameaçados de extinção porque as pessoas veem um risco potencial de sua extinção.

As florestas tropicais são consideradas um refúgio para a maioria das espécies animais e vegetais do mundo. No entanto, o ambiente vivo das florestas tropicais pode apenas fazer parte da história hoje. É porque as espécies que encontraram abrigo para eles estão, uma a uma, tornando-se ameaçadas de extinção. Alguns animais e plantas são marcados como ameaçados porque as pessoas veem um risco potencial de sua extinção. Pode haver duas razões para isso: pode ser que o número de espécies esteja diminuindo ou a condição ambiental esteja mudando.

Ecossistema de floresta tropical

O ecossistema da floresta tropical

Em aproximação, mais de 50 por cento de toda a vida na Terra pode ser encontrada nas florestas tropicais. Quase 50 milhões de espécies vivas encontram abrigo ali. Porém, diante do desafio das mudanças climáticas do meio ambiente e da colonização humana da terra, muitas espécies estão se tornando ameaçadas de extinção. Alguns fatos listados pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais afirmam que 40% do total de organismos que habitam as florestas tropicais estão em risco de extinção.

Animais da floresta em extinção

Animais da floresta tropical

Existem muitos animais na floresta tropical que agora estão sendo marcados como ameaçados. Alguns dos animais selvagens que fazem parte da lista são:

  • Macaco tamarindo leão dourado. Este macaco selvagem é geralmente encontrado na região litorânea de várzea do Rio de Janeiro, Brasil. Os humanos geralmente os caçam por sua pele, uma razão pela qual sua população diminuiu.
  • Chimpanzé. A população de chimpanzés está espalhada por todo o mundo; no entanto, seu número está diminuindo devido à exploração humana ou à perda de habitat.
  • Gorila. Este macaco já está classificado como espécie em perigo crítico. Quase 80% de sua população foi extinta nas últimas três gerações. As principais razões para sua extinção são a caça humana, a mudança na qualidade do habitat e as doenças dos animais.
  • Orangotango. As razões para o declínio de sua população são a destruição do habitat e a caça. Sua população diminuiu para cerca de 80% nos últimos 75 anos.
  • Tigre de bengala. A perda de habitat e a caça ilegal são duas das razões pelas quais os tigres de Bengala diminuíram em população.

Outros animais incluídos na lista são onças, tucanos, águias harpias, peixes-boi, ursos e muitos mais.

Plantas da floresta tropical ameaçadas de extinção

Plantas com flores verdes

As florestas tropicais são consideradas um refúgio para a maioria das espécies animais
As florestas tropicais são consideradas um refúgio para a maioria das espécies animais e vegetais do mundo.

O ambiente das florestas tropicais abriga 80% das plantas com flores verdes. Cerca de 2,5 hectares de florestas tropicais contêm mais de 750 tipos de árvores e 1.500 espécies de plantas superiores. A perda de cada acre para a agricultura, extração de madeira e outros tipos de desenvolvimento, centenas de espécies de plantas podem desaparecer para sempre. Algumas espécies de plantas classificadas que fazem parte da lista de extinção são:

  • Orquídeas. Dos mais de 25 mil tipos de orquídeas, muitas delas já apresentam o sinal de estarem ameaçadas de extinção. A destruição de habitat e o contrabando são duas das razões por trás de sua extinção.
  • Flor de Rafflesia. A maior flor, a rafflesia é considerada uma das plantas mais raras e ameaçadas de extinção do mundo.

Como a maioria dos motivos para a extinção de animais está relacionada às ações do homem, a maioria dos ambientalistas clama é que o homem lhes dê os devidos cuidados. O governo já proíbe a caça dos animais e a comercialização das florestas tropicais para melhor salvar a vida da espécie.

Embora a caça e a comercialização já estejam em ação, o desafio permanece nas mudanças climáticas. Ainda assim, as pessoas estão fazendo todas as ações necessárias para neutralizar os efeitos do fenômeno. No final, salvar as vidas de espécies ameaçadas de extinção está nas mãos dos humanos.

Artigos relacionados
  1. Como evitar um urso preto?
  2. Como cuidar de um bebê pinguim?
  3. Use produtos de controle de aranha
  4. Como definir armadilhas para pombos?
  5. Escolha gaiolas de cobra
  6. Envolva-se no resgate de furões
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail