Como saber se uma cobaia de estimação está doente?

A diarreia é um sinal comum de doença em cobaias
A diarreia é um sinal comum de doença em cobaias.

As cobaias raramente se recuperam de doenças sem os cuidados de um veterinário. Embora poucas pessoas tomam estes animais de estimação ao veterinário por causa de seu pequeno tamanho, melhora muito as chances de recuperação de sua da cobaia animal de estimação se os sinais da doença são reconhecidos cedo e sua cobaia é visto pelo veterinário. Veja como saber se uma cobaia de estimação está doente:

  1. Verifique se o corpo do seu animal de estimação apresenta sinais de doença. O corpo de uma cobaia saudável é firme e sólido. Manchas carecas localizadas atrás de ambas as orelhas são comuns, mas a calvície em outras partes do corpo pode ser um sinal de doença ou enfermidade. As cobaias costumam apresentar problemas de pele como um dos primeiros sinais de doença, portanto, esteja atento para manchas vermelhas ou calvas. Isso pode ser um sinal de muitas doenças diferentes. Também é possível que sua cobaia tenha pulgas, que podem ser encontradas com um pente de pulgas. Os ácaros, que podem fazer a cobaia coçar a pele até o surgimento de feridas, podem ser fatais em cobaias devido ao seu pequeno tamanho. Se você observar esses tipos de sintomas, sua cobaia deve visitar o veterinário imediatamente.
  2. Verifique os olhos, nariz e orelhas da cobaia. Os olhos de uma cobaia devem ser brilhantes e claros. Crosta ou secreção podem ser um sinal de que sua cobaia de estimação está doente. Qualquer secreção nasal também pode ser um sinal de doença. Uma cobaia que anda com dificuldade ou com a cabeça inclinada para o lado pode ter uma infecção no ouvido.
  3. Verifique as fezes. De vez em quando, olhe para os excrementos de sua cobaia. A diarreia é um sinal comum de doença em cobaias. O mesmo ocorre com os excrementos aguados ou em bloco. Alimentar sua cobaia com uma dieta de feno de timóteo em vez de frutas e vegetais pode aliviar esse sintoma.
    O tratamento oportuno é essencial para que sua cobaia de estimação sobreviva a qualquer infecção ou doença
    O tratamento oportuno é essencial para que sua cobaia de estimação sobreviva a qualquer infecção ou doença.
  4. Observe o comportamento da cobaia. As doenças geralmente apresentam sintomas físicos e comportamentais. Quaisquer mudanças nos comportamentos diários ou na rotina da sua porquinho-da-índia podem indicar doença. Os sinais comuns incluem perda de peso, letargia e dificuldade para respirar. Esses podem ser sinais de uma ampla gama de doenças; o mais comum é o escorbuto ou deficiência de vitamina C. A respiração ofegante ou o barulho dos pulmões podem ser um indicador de infecções ou alergias do trato respiratório superior, que são aflições comuns em porquinhos-da-índia de estimação.
  5. Rastreie os hábitos alimentares do seu porquinho da índia. A maioria das cobaias parece estar comendo o tempo todo. Isso é normal. Se sua cobaia para de comer ou beber, pode ser um sinal de que ela não está se sentindo bem. Quando as cobaias param de comer, isso pode ser um sinal de uma doença grave e não deve ser tomado levianamente. As cobaias podem até desenvolver anorexia, que deve ser tratada por um veterinário.

O tratamento oportuno é essencial para que sua cobaia de estimação sobreviva a qualquer infecção ou doença. As cobaias podem apresentar uma ampla gama de sintomas, tanto comportamentais quanto físicos, quando estão doentes. Quaisquer alterações em seu animal de estimação devem ser investigadas completamente; a maioria dessas doenças requer uma visita ao veterinário se você quiser que sua cobaia de estimação se recupere.

Artigos relacionados
  1. Como saber se um caranguejo eremita está doente?
  2. Como reduzir os odores ao mínimo com um furão?
  3. Como cuidar de um yorkshire terrier?
  4. Como preparar seu animal de estimação para o veterinário?
  5. Como configurar um habitat do caranguejo eremita?
  6. Como ajudar os animais com a PETA?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail