Como limpar cortinas verticais sem derrubá-las?

Você precisará destas ferramentas e materiais
Você precisará destas ferramentas e materiais: limpador multiuso, água morna, esponja, água limpa, escova (com cerdas macias) e aspirador de pó (com escova acoplada).

Ao lado das cortinas, as cortinas são acessórios de janela muito práticos e funcionais. Eles ajudam a manter sua privacidade sempre que você quiser. É muito fácil apenas enrolar ou afastar as cortinas se quiser ver a vista de fora. Enquanto isso, se você quiser ficar fora da vista dos transeuntes, tudo o que você precisa fazer é rolar ou fechá-los.

É muito fácil apenas enrolar ou afastar as cortinas se você quiser ver a vista de fora
É muito fácil apenas enrolar ou afastar as cortinas se você quiser ver a vista de fora.

Mas as cortinas precisam ser mantidas e limpas regularmente. É mais fácil apenas baixar as cortinas e jogá-las na máquina de lavar, mas com persianas é mais difícil. As cortinas vêm em tipos verticais e horizontais. Se suas cortinas são do tipo vertical, aqui estão algumas dicas para você seguir ao limpá-las sem desmontá-las:

  • Você precisará dessas ferramentas e materiais: limpador multiuso, água morna, esponja, água limpa, escova (com cerdas macias) e aspirador de pó (com escova acoplada).
  • Afaste móveis e outros itens perto da janela. Você precisa se mover livremente enquanto limpa as cortinas. Além disso, você não quer derrubar vasos, potes e outros itens quebráveis situados ao lado da janela enquanto limpa as cortinas.
  • Cubra o sofá, a mesa ou qualquer acessório próximo à janela. Você pode usar um cobertor ou pano velho para protegê-los de manchas.
  • Fixe o acessório da escova ao aspirador. Conecte o aspirador a uma tomada perto da janela ou, se não houver, use um cabo de extensão. Prepare-se agora para aspirar as persianas.
  • Aspire as cortinas. Faça isso com um movimento descendente do acessório da escova em cada lâmina. Trabalhe primeiro em um lado (o que está de frente para você) e depois no lado interno. Tome cuidado para não puxar ou puxar as lâminas, pois elas podem estar desalinhadas. O acessório da escova do aspirador deve servir para sugar o pó das persianas verticais.
  • Use uma esponja úmida para limpar a sujeira e a fuligem. Misture duas colheres de limpador multiuso com água morna para a solução de limpeza. Molhe a esponja mergulhando um lado, submergindo cerca de meia polegada da esponja. Esprema o excesso de água. Limpe cada lâmina individualmente usando a esponja úmida e ensaboada. Evite esfregar com muita força para não arranhar ou deformar as lâminas.
  • Limpe a sujeira dura com uma toalha embebida em uma solução de limpeza para todos os fins. Misture o limpador com água morna e molhe a toalha nele. Torça a toalha antes de limpar as persianas, pois você não quer que água pingue durante a limpeza. Concentre nas áreas muito sujas, repetindo o processo duas ou três vezes, até que a sujeira seja totalmente removida. Você também pode colocar a solução de limpeza em um borrifador, borrifar nas cortinas e limpar com uma toalha.
  • Limpe as cortinas com um pano de algodão limpo e seco depois de limpá-las com a solução de limpeza. Inverta as cortinas para inspecionar qualquer sujeira ou poeira remanescente.

Método de limpeza sistemático

A limpeza das persianas verticais pode deixar rastros de sujeira no chão. Se você cobrir o chão antes de limpar, não terá nenhum problema para limpar a sujeira, pois tudo o que você precisa fazer é tirar e jogar o papel fora. Ao limpar uma sala, certifique-se de passar o aspirador nas persianas antes de passar o aspirador no chão para um método de limpeza mais sistemático.

Artigos relacionados
  1. Como limpar os resíduos de gordura das churrasqueiras?
  2. Como limpar uma panela de barro?
  3. Como limpar uma banheira suja?
  4. Como limpar pisos de garagem de concreto?
  5. Como limpar um sofá ou sofá limpo a seco?
  6. Como limpar uma banheira manchada?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail