Como fazer dióxido de carbono?

Gás dióxido de carbono
O gás produzido é, na verdade, gás dióxido de carbono.

O dióxido de carbono é um gás não inflamável, incolor e inodoro, presente na atmosfera terrestre. O dióxido de carbono é mais denso do que o oxigênio, por isso é usado como ingrediente em alguns extintores de incêndio. O dióxido de carbono é prejudicial em grandes quantidades e, como tal, às vezes é utilizado como um agente letal para algumas pragas nocivas, como a traça comum da roupa.

O dióxido de carbono é essencial no processo de fabricação de alimentos das plantas. No entanto, sua concentração crescente na atmosfera terrestre tem sido motivo de alarme. Os cientistas dizem que se a quantidade de dióxido de carbono liberada na atmosfera não for controlada, mudanças climáticas extremas ocorrerão como resultado.

Indústrias de fabricação de alimentos

Embora o dióxido de carbono possa ser prejudicial em quantidades excessivas, esse gás incolor e inodoro é usado em várias indústrias de manufatura de alimentos, produtos químicos e medicamentos. O dióxido de carbono é até usado na indústria do petróleo como um agente para extrair o petróleo com eficácia das profundezas da terra.

O dióxido de carbono é amplamente utilizado na indústria de alimentos. As bebidas carbonatadas são tratadas com dióxido de carbono para dar aquele sabor brilhante. O café descafeinado é produzido pela imersão dos grãos de café em água infundida com dióxido de carbono suficiente para liberar e, eventualmente, absorver o conteúdo de cafeína. Até mesmo alguns biscoitos de soda são injetados com dióxido de carbono não apenas para torná-los crocantes, mas também para estender sua vida útil. E, claro, os fabricantes de vinho e cerveja têm feito uso do dióxido de carbono não apenas como um agente de fermentação, uma vez misturado com o fermento, mas também para armazenamento, uma vez que o dióxido de carbono minimiza e atrasa muito o processo de oxidação.

A massa libera dióxido de carbono causando

O dióxido de carbono pode ser facilmente produzido, especialmente por nós, humanos. Nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. Algumas atividades domésticas, como cozinhar, também podem resultar na produção de dióxido de carbono. Um bom exemplo disso é a fabricação de pão. Misturar o fermento à massa libera dióxido de carbono, fazendo com que ela suba. Um outro exemplo é tomar um antiácido para aliviar dores de estômago causadas por hiperacidez. Observe como o antiácido estala e produz bolhas após ser misturado à água. O gás produzido é, na verdade, gás dióxido de carbono.

Se você quiser fazer experiências na produção de dióxido de carbono usando materiais domésticos comumente encontrados, reúna primeiro as coisas necessárias. Tenha um pouco de vinagre, bicarbonato de sódio e um recipiente de vidro à mão. Misture os dois ingredientes no recipiente de vidro. Observe como a mistura vai borbulhar quando você mexer. As bolhas produzidas na verdade contêm o gás dióxido de carbono. O mesmo efeito é obtido quando você mistura açúcar, fermento, melaço e água em um recipiente.

Artigos relacionados
  1. Como fazer massa de jogo natural não tóxica?
  2. Como ajudar a prevenir a poluição do ar?
  3. Como parar a poluição?
  4. Como instalar um chuveiro com eficiência de água?
  5. Como encontrar soluções para o aquecimento global?
  6. Faça um gerador de vento pessoal
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail