Como encontrar um consultor de redação?

Como você encontra um bom consultor de redação em quem confiar seu trabalho
Como você encontra um bom consultor de redação em quem confiar seu trabalho?

Escrever pode ser uma busca solitária. Às vezes, essa independência é uma coisa boa, permitindo que um escritor trabalhe a todo vapor. Mas todos os escritores, qualquer que seja seu nível de experiência, acabam tendo que sair do vácuo e deixar outra pessoa ler seu trabalho. Esteja você procurando deixar um artigo pronto para publicação ou apenas quer um segundo par de olhos para examinar o que você escreveu, um consultor de redação pode ser de grande ajuda. Como você encontra um bom consultor de redação em quem confiar seu trabalho? Aqui estão algumas dicas para fazer a pesquisa.

  1. Verifique sites de redação online. Na era da Internet, é um clichê dizer que todo mundo tem um site, eu sei. Mas todo mundo tem um site e se você pesquisar "consultores de redação" ou "redação de sites", encontrará todos os tipos de leads. Ou você pode usar um atalho deixando um site popular fazer o trabalho por você. O Writer's Digest compilou uma lista de sites relacionados à escrita. Vários deles são páginas de consultores. Você pode navegar no link por conta própria em Writer'sdigest.
    Você também pode verificar sites relacionados ao tipo de texto que você gosta de fazer. O site de roteiro Moviebytes, por exemplo, tem listas de consultores de roteiro (incluindo os meus...).
  2. Verifique a redação de revistas impressas. Se você não quiser navegar na web, verifique revistas como Writer's Digest (versão impressa) ou Writer. Essas revistas geralmente apresentam alguns anúncios de consultores e às vezes têm seções especiais voltadas para a redação de consultores.
  3. Tenha uma lista de verificação. O que uma pessoa deseja de um consultor é algo individual. Algumas pessoas querem apenas que alguém leia uma peça, dê algumas sugestões concretas e siga em frente. Outras pessoas desejam estabelecer um relacionamento com um consultor e obter feedback contínuo. Algumas pessoas querem críticas irrestritas, outras querem conselhos sobre carreira. Antes de escolher qualquer consultor específico, descubra o que você deseja do consultor que eventualmente escolher.
  4. Verifique experiência / credenciais de ensino e consultoria. Depois de restringir sua pesquisa a alguns consultores diferentes, é hora de fazer algumas pesquisas em suas experiências. Afinal, os consultores de redação costumam ser caros e você confia seu trabalho a eles - portanto, deseja obter bons conselhos e obter o que pagou. Portanto, para começar, verifique coisas como há quanto tempo uma consultora está no trabalho, se ela tem experiência de ensino, por exemplo, em faculdades ou em programas profissionais. Veja como pode ser sua formação acadêmica. É claro que bons consultores podem ser novos no trabalho, podem não ter experiência em sala de aula e podem ter um diploma sabe-se lá em que área não escrita. Não há regras rígidas e rápidas. Mas você quer saber no que está se metendo. Cabe a você decidir que tipo de experiência gostaria que seu consultor tivesse.
    E se você pesquisar "redatores de consultores" ou "redatores de sites"
    Mas todo mundo tem um site, e se você pesquisar "redatores de consultores" ou "redatores de sites", encontrará todos os tipos de leads.
  5. Verifique as credenciais profissionais e a experiência profissional. No mundo da escrita, a experiência profissional muitas vezes é tão importante quanto a formação educacional - muitas vezes ainda mais importante. Ao lidar com um consultor, você certamente deseja alguém que tenha talento para transmitir o que sabe sobre escrita. Existem muitas pessoas que têm essa aptidão que não ganharam, digamos, seis prêmios Pulitzer, dois Oscars e não abriram suas próprias revistas. Em outras palavras, não espere que seu consultor tenha o currículo de Ernest Hemingway. Ou, se você encontrar esse consultor, espere pagar muito dinheiro para seus conselhos... Em vez disso, procure alguma experiência profissional - artigos publicados, livros ou experiência comparável em qualquer que seja o seu gênero. Por exemplo, faço consultoria em roteiro. Nunca tive um roteiro meu produzido. Mas os meus clientes podem ver no meu site que já tive vários guiões colocados nas finais de vários concursos, tenho consultado sobre vários filmes que já foram produzidos (não muito bons, mas mesmo assim...) e também tenho trabalhado como crítico de televisão por cerca de sete anos. Então, eu tenho alguma experiência para continuar.
    Ao verificar as credenciais, compare a experiência do consultor com o que ele cobra. Acredito que os consultores deveriam cobrar um preço compatível com sua experiência. Em outras palavras, não cobro tanto por minha consultoria quanto um roteirista vencedor do Oscar faria. Por outro lado, cuidado com o comprador: algumas pessoas têm credenciais medíocres que consideram impressionantes e, portanto, cobram mais dinheiro do que realmente valem. Por exemplo, um consultor de roteiro que trabalhou (em uma capacidade não divulgada) para um "grande estúdio" (por um período não divulgado) em 1985 pode ou não valer 75€ a mais por hora do que pessoas sem esses empregos em seus currículos. Novamente, você terá que usar seu próprio bom senso para saber se o consultor vale o preço.
  6. Veja o que é fornecido. Como eu disse acima, você quer ir ao seu consultor com uma ideia dos serviços que gostaria de receber. Se você visitar o site dela, verificar seu anúncio na revista impressa ou ligar para ela e descobrir que ela não está oferecendo esses serviços, obviamente, é o próximo consultor da lista.
    Por outro lado, se parece que este consultor oferece o básico que você está procurando, por exemplo, críticas escritas, consultas por telefone, aconselhamento profissional, etc., vá mais fundo, peça mais detalhes e veja se o pacote que o consultor oferece oferece o suficiente do que você está procurando. Você pode até ouvir sobre alguns novos serviços dos quais não estava ciente para começar.
  7. Vá com seu instinto. A coisa mais importante a fazer quando você está procurando um consultor é seguir seu instinto. Se o site de uma pessoa está cheio de críticas elogiosas de clientes anteriores, todos os tipos de argumentos de gabarito profissional e preços excelentes, mas você sente que está recebendo uma nota de mercadorias - vá com o seu intestino. Por outro lado, se você encontrar um consultor que não tem credenciais de craque, mas parece ser entusiasta, brilhante e razoavelmente experiente, vá direto ao ponto.


Você dedicou um tempo significativo à sua escrita. Compartilhar com qualquer pessoa, quanto mais alguém que fará uma crítica completa, quanto mais alguém que você terá de pagar? Bem, isso não é fácil. Tenha cuidado com quem você confia, mas também tenha certeza de que há muitos consultores de redação por aí que realmente querem ajudar seu trabalho a ser tudo o que ele pode ser.

Artigos relacionados
  1. Como encontrar um espaço para escrever?
  2. Como encontrar um agente?
  3. Como encontrar bolsas do governo federal para escritores e artistas?
  4. Como encontrar um ilustrador?
  5. Como encontrar assinaturas de vinhos com desconto?
  6. Como encontrar ótimas ofertas em livros infantis clássicos usados?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail