Como fazer uma escultura cinética?

Escultura cinética significa escultura em movimento
Cinética significa movimento e escultura cinética significa escultura em movimento.

Cinética significa movimento e escultura cinética significa escultura em movimento. Esta é uma arte que ficou famosa por Alexander Calder. Graças a ele, a ciência agora é diretamente aplicável à arte.

Uma escultura cinética pode ser tão fácil quanto fazer um brinquedo em forma de ventilador elétrico ou pode ser tão complicada que um motor potente é necessário para torná-la "cinética".

Escultura cinética

Tudo começa com o básico. Aprenda o básico para fazer uma escultura cinética primeiro e depois inove no design.

  • Corte formas em papéis resistentes. Pense em uma inspiração - uma flor, uma borboleta, uma abelha ou flocos de neve. Qualquer coisa pode ser sua inspiração. Agora, imagine como você representará sua inspiração com pedaços de papel. Uma flor, por exemplo, pode ser representada com peças em formato floral. Siga o mesmo esquema de cores da flor. Se você estiver fazendo uma escultura cinética de girassol, use amarelo, laranja e marrom.
  • Faça furos no meio. Dobre os pedaços de papel para determinar seu meio exato. Enquanto ainda dobrado, faça furos através deles ou faça furos.
  • Conecte os pedaços de papel. Corte cerca de 25 centímetros de fio fino. Dobre duas vezes. Insira-o nos orifícios de forma que as pontas soltas fiquem visíveis na parte frontal dos papéis. Divida os dois grupos de fios opostos um do outro. Isso deve proteger os papéis sem prejudicar sua mobilidade.
  • Anexe um suporte ou cabide. Faça um buraco em forma de círculo com os fios dobrados na parte de trás dos pedaços de papel. Isso adiciona segurança aos papéis, proporcionando um local perfeito para o suporte ou cabide. Se for fazer um suporte, um fio forte ou madeira é suficiente. Para cabides, fios, madeiras e cordas vai ficar ótimo.
Faça um buraco em forma de círculo com os fios dobrados na parte de trás dos pedaços de papel
Faça um buraco em forma de círculo com os fios dobrados na parte de trás dos pedaços de papel.

Teste a escultura cinética. Os pedaços de papel devem mover-se com uma leve brisa. Isso agora pode ser exibido em um local com uma brisa suave constante.

Escultura cinética avançada

Você quer uma escultura cinética mais simples ou mais avançada? As dicas abaixo serão úteis:

  • Faça uma escultura cinética semelhante ao brinquedo móvel de um bebê. Pendure formas interessantes e execute-as com um motor. Você também pode movê-los com a brisa, contanto que as formas sejam leves para o vento.
  • Copie a ideia do carrossel. Inspire-se com um carrossel. Você pode ou não usar um motor para isso. A ideia é ter muitos cavalos por perto e fazê-los andar como no carrossel.
  • Faça uma borboleta voar. Modele uma borboleta e prenda cordas em suas asas. Puxe essa corda para baixo e a borboleta parecerá que está voando.
  • Conte uma história de uma escultura cinética. Esta arte também pode servir como uma peça de teatro. Mas em vez de fantoches ou pessoas, use esculturas cinéticas para contar histórias. Esta arte também pode expressar sua opinião sobre alguns assuntos.

Explore sites como o reino cinético para obter mais ideias de design. No entanto, neste site específico, os projetos são para artistas avançados de escultura cinética. Talvez um dia, você já possa fazer uma escultura cinética mais sofisticada. Por enquanto, aprenda o básico e familiarize-se com a arte. Em breve, você será capaz de planejar e fazer sua própria escultura cinética avançada.

Artigos relacionados
  1. Como fazer uma cesta de cozinha?
  2. Como fazer um bloco de faca de cozinha?
  3. Como fazer um guarda-sol de renda?
  4. Como fazer um cabo de faca?
  5. Como fazer um tapete de pano com nó?
  6. Como transformar uma lâmpada em uma lâmpada de toque?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail