Vários tipos diferentes de luzes serão usados para iluminar uma peça. Diferentes efeitos de iluminação e cores ajudarão a transmitir diferentes estados de espírito expressos na peça e até mesmo direcionar o público para onde sua atenção deve ser focada. A iluminação é um elemento chave em qualquer peça ou outra produção teatral.
 Passo um
 Leia a peça. É importante, quando seu trabalho é acender uma peça, entender do que se trata a peça. Ao ler a peça, você saberá o que está acontecendo em cada cena e terá uma melhor compreensão do clima em cada cena e do cenário para cada cena.
 Passo dois
 Trabalhe em estreita colaboração com outros membros da equipe de produção, atores da peça e o diretor para decidir quais tipos de efeitos de iluminação precisam ser usados em certas cenas e falas da peça.
 Passo três
 Considere o local em que a peça acontecerá. Não a localização das cenas, mas a localização física da peça, como um anfiteatro ao ar livre ou um palco interno. Se a área estiver equipada para produções de palco, iluminação geral e suportes para pendurar luminárias adicionais já estarão presentes.
 Quarto Passo
 Certifique-se de que a iluminação geral esteja funcionando. A iluminação geral é a forma básica de iluminar uma peça. Como a maioria das peças é conduzida em uma sala de teatro escura ou depois que o sol se põe em um anfiteatro, é necessário iluminar o palco para que o público possa ver a produção; esta é a iluminação geral.
 Quinto Passo
 Use filmes ou lâmpadas coloridas para retratar o humor e os eventos da peça. Associe cores de maneira apropriada, como vermelho para terror ou assassinato e azul para simular o início da manhã ou tarde da noite.
 Etapa Seis
 Use um holofote em pessoas e cenas que você deseja que o público se concentre em um determinado momento. Isso funciona muito bem para grandes palcos onde mais de uma cena de fundo e adereços estão presentes em um momento, como o teatro na rodada.
 Etapa Sete
  Um holofote também pode ser usado para destacar uma pessoa, o que é ótimo para focar a atenção do público nos pensamentos íntimos ou nos movimentos furtivos de determinado personagem em determinada peça.
 Oitavo Passo
  Efeitos de iluminação intermitentes ou pulsantes ajudam a simular tempestades ou cenas e momentos intensos em uma peça. Esses efeitos não ajudam a iluminar uma peça, mas ajudam a adicionar emoção à peça.
 Os efeitos de iluminação de uma peça são tão importantes quanto as falas dos atores. Você deve praticar a iluminação do jogo várias vezes antes da noite de abertura. Se você não ensaiar a iluminação junto com o resto da peça, pode perder sua deixa e atrapalhar a iluminação na noite de estreia.