Como construir suas próprias estações meteorológicas eletrônicas?

Um pluviômetro é um dispositivo que mede a quantidade de precipitação durante um período de tempo
Um pluviômetro é um dispositivo que mede a quantidade de precipitação durante um período de tempo.

Observar o clima é uma experiência divertida de aprendizado. Fazer estações meteorológicas pode ser muito fácil, desde que você tenha os instrumentos certos para usar. Aqui estão alguns instrumentos eletrônicos que você pode fazer para construir suas próprias estações meteorológicas.

  1. Termômetro. Um termômetro é um dispositivo que mede a temperatura. Vem das palavras thermo, que significa quente, e metro, que significa medir. Termômetros eletrônicos básicos podem ser feitos usando quatro resistores, cada um feito de fios de cobre muito finos medindo cerca de 40 metros. Conforme a temperatura muda, a resistência elétrica do fio também muda. Quando a resistência elétrica muda, a voltagem muda. Medir a mudança na tensão permitirá que você meça a mudança na temperatura.
  2. Barômetro. Um barômetro é um dispositivo portátil que mede a pressão atmosférica. Existem quatro tipos de barômetros, a saber, os barômetros à base de água, os barômetros de mercúrio, os barômetros aneróides e os barógrafos. Um barômetro é usado para prever o tempo. Uma área de baixa pressão tem maior probabilidade de ter clima chuvoso e uma área de alta pressão tem maior probabilidade de clima bom. Um barômetro eletrônico básico é feito usando um transdutor de medidor de tensão. Isso converte diretamente a pressão em tensão, e medir a mudança na tensão permitirá que você meça a mudança na pressão.
  3. Anemômetro. Um anemômetro é um dispositivo que mede a velocidade do vento. Vem da palavra grega anemos, o que significa velocidade. O autor, artista, arquiteto, poeta, sacerdote, lingüista, filósofo e criptógrafo italiano e polímata humanista geral da Renascença Leon Battista Alberti projetou o primeiro anemômetro na década de 1450. Existem dois tipos de anemômetro, a saber, os anemômetros de velocidade e os anemômetros de pressão. Os anemômetros de velocidade são anemômetros de copo, anemômetros de moinho de vento, anemômetros de fio quente, anemômetros Laser Doppler, anemômetros sônicos e anemômetros de bola de pingue-pongue. Os anemômetros de pressão, por outro lado, são anemômetros de placa e anemômetros de tubo. Um anemômetro eletrônico básico pode ser feito usando dois copos presos a um fuso. O vento fará o fuso girar. Um contato elétrico simples de fazer e quebrar deve ser usado como o mecanismo de contagem do anemômetro de copo elétrico. A velocidade do fuso 'A rotação permite medir a velocidade do vento.
  4. Cata-vento. Um cata-vento é um dispositivo que mostra a direção do vento. Vane vem da palavra anglo-saxônica fane, que significa bandeira. Também é chamado de cata-vento ou catavento. Um cata-vento eletrônico básico pode ser feito usando a tecnologia de mostradores magnéticos de gravação. Quando o ímã fica energizado, ele atrairá a agulha, mostrando, portanto, para qual direção a palheta está apontando. Hoje em dia, a maioria das pessoas usa cata-vento em vez de cata-ventos. Windsocks são usados profissionalmente em aeroportos, por causa de sua alta visibilidade do ar e do solo.
  5. Medidor de chuva. Um pluviômetro é um dispositivo que mede a quantidade de precipitação durante um período de tempo. Também é chamado de udometro, pluviômetro ou copo. Existem quatro tipos de pluviômetros: o pluviômetro padrão, o pluviômetro com pesagem, o pluviômetro com balde basculante e o pluviômetro ótico. Um pluviômetro doméstico básico pode ser feito usando um balde triangular e um sensor de proximidade indutivo. Quando chover, ele encherá uma parte do balde triangular até que o centro de gravidade de todo o balde triangular se mova sobre seu ponto de articulação. O balde duplo tomba para o lado do balde cheio, esvaziando-o e expondo o outro lado para coletar a chuva. O sensor monitora quantas vezes isso acontece e incrementa o contador.

Lojas de estações meteorológicas locais

Um pluviômetro doméstico básico pode ser feito usando um balde triangular
Um pluviômetro doméstico básico pode ser feito usando um balde triangular e um sensor de proximidade indutivo.

Se você não tiver tempo para fazer esses dispositivos eletrônicos, pode simplesmente comprá-los nas lojas de estações meteorológicas locais ou online em sites como o Oregon Scientific. Eles oferecem rádios e instrumentos meteorológicos, relógios atômicos e sensores e acessórios. Você pode visitar sua loja online aqui: oregonscientificstore.com.

Agora que você sabe como fazer os instrumentos necessários para fazer estações meteorológicas, reserve um tempo para calibrar esses instrumentos antes de usá-los. Calibrá-los garantiria a precisão ao fazer as leituras.

Artigos relacionados
  1. Como criar uma cesta de presentes do amante de cerveja?
  2. Como criar um ID falso?
  3. Como criar CDs personalizados como lembrancinhas de casamento?
  4. Como criar uma cabine de pintura em sua garagem?
  5. Como criar todos os dias?
  6. Como personalizar quadros de giz?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail