Como escolher entre 12 cordas e violões normais?

Não apenas do número de cordas
A qualidade do som produzido por uma guitarra, entretanto, ainda depende muito da qualidade da própria guitarra, não apenas do número de cordas.

O violão de 12 cordas, que aparece nas versões acústica e elétrica, não é necessariamente uma grande melhoria em relação ao violão normal ou guitarra elétrica de seis cordas, mas o som produzido por um violão de 12 cordas é mais rico, mais brilhante e tem um aspecto mais sutil tom de toque. Seu som carrega mais do que o produzido por um baixo e, como tem um efeito de coro natural, o uso de amplificadores de guitarra pode até parecer redundante. A qualidade do som produzido por uma guitarra, entretanto, ainda depende muito da qualidade da própria guitarra, não apenas do número de cordas. Os violões Epiphone, por exemplo, foram construídos com diferentes tipos de madeira e em diferentes designs, e a marca e a qualidade do corpo afetam o som que são produzidos por eles.

Se você tocar um violão de 12 cordas
Portanto, se você tocar um violão de 12 cordas, será necessário substituí-lo de vez em quando.

Se você é um iniciante aprendendo a tocar violão e está tentando escolher entre o violão de 12 cordas e o violão regular como seu instrumento principal, a melhor maneira de realmente tomar uma decisão é a maneira direta: ou seja, ouça os dois. Pegue emprestado um quarto com isolamento acústico (para não incomodar os vizinhos) e um home theater, se puder. Se você ainda não consegue jogar muito bem, peça a um amigo que possa jogar para ajudá-lo. Peça para seu amigo tocar violão e violão de 12 cordas. Ouça como o som é traduzido por alto-falantes e amplificadores. Você também pode comparar melhor os tons desta forma, e se gosta ou não do som quando ele bate no teto. Experimente tocá-los sozinho também e veja se seus dedos gostam.

Você também pode chegar a uma decisão mais cedo, observando as características de um violão de 12 cordas resumidas abaixo em pontos positivos e negativos.

Bons pontos

  • Em vez das seis usuais, as cordas são organizadas em cursos feitos de cordas emparelhadas. As cordas geralmente são tocadas com seus gêmeos, mas alguns músicos optam por afinar novamente ou remover algumas das cordas duplas completamente. O som difere dependendo de como você escolhe afiná-lo, o que significa que você tem um pouco de liberdade para personalizar sua música por meio de seu violão de 12 cordas.
  • O som é mais rico do que o de um violão comum de 6 cordas.
  • Ótimo para ritmo e acompanhamento, mas também foi usado com sucesso para papéis musicais principais.

Pontos ruins

  • Mais difícil de tocar devido ao número extra de cordas. A afinação é certamente mais complicada e tocá-la requer um nível mais alto de habilidade. As cordas também são difíceis de tocar individualmente, portanto, tocar um violão de 12 cordas requer muita prática e paciência.
  • A tensão no instrumento colocada pelas doze cordas do violão é maior. Guitarras de 12 cordas tendem a deformar após alguns anos de bom uso, e a colocação de suportes especiais para prolongar a vida útil da guitarra é feito à custa de sua aparência visual e às vezes até mesmo do timbre. Portanto, se você tocar um violão de 12 cordas, será necessário substituí-lo de vez em quando.
Artigos relacionados
  1. Como escolher livros de música?
  2. Como escolher a corda certa da guitarra?
  3. Como criar um programa de evento para um concerto na escola?
  4. Como limpar um tambor de conga?
  5. Como comparar preços e modelos de piano de cauda?
  6. Como pintar sua guitarra elétrica de forma personalizada?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail