Como fazer um kit de caneta de madeira?

Um belo trabalho de caligrafia pode ser feito com o uso de várias canetas
Um belo trabalho de caligrafia pode ser feito com o uso de várias canetas e pincéis de caligrafia que são fabricados para este fim específico.

Um belo trabalho de caligrafia pode ser feito com o uso de várias canetas e pincéis de caligrafia que são fabricados para este fim específico. Um talentoso calígrafo pode produzir cartões, convites, certificados, diplomas e ilustrações usando diferentes tamanhos de pontas de caneta e tintas coloridas.

Canetas de caligrafia comercial

Faça canetas de madeira com diferentes tamanhos
Faça canetas de madeira com diferentes tamanhos e formas de pontas.

Além dessas canetas de caligrafia comerciais, também existem canetas de madeira. Você provavelmente já viu alguns kits de canetas de madeira sendo vendidos quando estava navegando na web. É bem provável que você não tenha se interessado na primeira vez que o viu, pois parecia complicado. Na verdade, isso é verdade. Fazer uma caneta de madeira pode ser desafiador, pois você usará ferramentas com as quais pode não estar familiarizado, como furadeiras e tornos. No entanto, há um atalho para isso e você pode fazer um kit de canetas de madeira sozinho com algumas dicas úteis, como as apresentadas a seguir.

  • Pegue seus materiais. Você precisará de uma ferramenta rotativa Dremel com brocas para entalhar e lixar e vários tarugos de madeira em tamanhos diferentes. Obtenha tarugos com espessura de um quarto a sete oitavos de polegada. Isso dependerá de quão fácil e confortável será para você quando segurar as canetas acabadas. Algumas pessoas gostam de segurar canetas com canos mais finos, mas outras preferem segurar canetas com canos mais grossos. Cavilhas de carvalho, nogueira ou bordo são boas para usar. Você também precisa de uma pequena serra de coping com lâmina muito fina, a melhor lixa e cera de abelha.
  • Corte as cavilhas em pedaços de 25 cm com a serra de coping. Use uma bancada ou mesa de trabalho e prenda uma braçadeira na borda. Você precisará disso para manter os pinos no lugar ao cortá-los, esculpi-los e lixá-los. Coloque um pedaço de pano ou espuma fina sobre os dentes da pinça para que não deixem marcas nos pinos. Você deve ser capaz de se mover livremente enquanto trabalha nas canetas.
  • Marque um ponto na metade do comprimento do pino e comece a esculpir um lado em forma de cone com uma ponta ligeiramente pontiaguda. Não faça isso muito pontiagudo. Baseie as pontas das canetas de madeira nas próprias canetas de caligrafia. A ponta deve ser um pouco mais larga para que você possa modelá-la mais tarde. Certifique-se de trabalhar ao redor da circunferência do pino para obter um bom acabamento arredondado para o cano.
  • Trabalhe em uma das pontas do passador. Você estará moldando a ponta ou a ponta da caneta neste momento. Corte o lado inferior desta extremidade até que você tenha um arco côncavo raso. Vire o pino para ver o lado superior. Os lados da ponta devem ser em forma de V, com um ápice reto. A largura do ápice depende de quão larga será a forma final da ponta. Certifique-se de que o V está centrado no ponto médio do cano. Desenhe a forma no pino para poder seguir facilmente as curvas. Marque o centro da ponta e desenhe uma linha da ponta para dentro. Este será o seu guia quando você fizer uma fenda no centro da ponta.
  • Segure o pino firmemente com a braçadeira e com sua serra de coping corte uma fenda de cinco oitavos de polegada no centro da ponta. Esta é uma parte essencial da caneta, pois será a parte que pegará a tinta. Insira um pequeno pedaço da lixa de grão mais fino entre a fenda para tornar a madeira mais lisa. Passe a lixa levemente sobre a ponta da ponta também. Retire a caneta do grampo e pressione-a sobre uma folha de papel, como se fosse escrever algo. Veja se a ponta se abre ligeiramente quando você aplica um pouco de pressão. Corte mais a parte de baixo até conseguir uma boa espessura.
  • Lixe todo o tarugo com a broca de lixar fixada na ferramenta dremel. Aplique cera de abelha em todo o barril para selar a madeira e torná-la lisa e brilhante. Teste sua caneta para ver se ela vai pegar tinta e escrever. Isso pode ser feito por tentativa e erro. Mas depois de ter alcançado a espessura e a curva certas, você ficará feliz por ter feito este projeto.

Faça canetas de madeira com diferentes tamanhos e formas de pontas. Você pode ter pontas quadradas, angulares (esquerda e direita) e arredondadas para variar os estilos de sua escrita e começar a praticar suas habilidades de caligrafia. Mais tarde, quando você estiver mais hábil, tente adicionar um desenho ao corpo para tornar seus kits de canetas de madeira verdadeiramente únicos, e talvez fazer vários conjuntos para dar de presente.

Artigos relacionados
  1. Como fazer um fantoche de colher de pau?
  2. Como fazer um avião com uma garrafa de plástico?
  3. Como fazer um cavalete?
  4. Como fazer uma armadura para esculpir argila?
  5. Como fazer uma escultura de águia?
  6. Como fazer um cavalete com PVC?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail