Como consertar um torno de madeira?

A remoção de um mandril do eixo do torno pode muitas vezes resultar em ferimentos quando o mandril
A remoção de um mandril do eixo do torno pode muitas vezes resultar em ferimentos quando o mandril é liberado repentinamente.

Um torno para madeira é uma máquina que segura e gira a madeira em torno de um eixo horizontal contra uma ferramenta que forma suas formas. Ao longo da história, tem sido a fundação de marcenarias em todo o mundo. Tornos modernos podem produzir cortes diferentes girando um objeto e cortando-o para dentro a partir da circunferência externa do bloco de estoque. Diante disso, o alinhamento do torno de madeira é importante para que ele funcione corretamente.

Garanta um corte preciso

O alinhamento do torno de madeira é importante para que ele funcione corretamente
Diante disso, o alinhamento do torno de madeira é importante para que ele funcione corretamente.

Desalinhamentos em um torno de madeira podem resultar em mão de obra deficiente e desperdício de madeira. Aqui estão as instruções sobre como retificar um torno de madeira, para que você possa garantir um corte preciso.

  • Meça o desgaste do fuso. Se você suspeitar que o fuso não é mais simétrico, você pode fazer medições. Use um relógio comparador para obter a medição do ponto mais próximo ao mais distante de um corte bruto de madeira enquanto gira em um torno. Depois de cortar o material extra, você notará que o pedaço de madeira girará em uma rotação real para o alinhamento no mandril. Este é conectado ao centro do cabeçote, que deve ser onde a manivela está alinhada com a biela. Neste ponto, o mandril não deve exercer nenhum torque. Se os cortes de madeira resultantes ultrapassarem o centro, isso significa que há vários tornos que estão desalinhados.
  • Altere o alinhamento da posição do fuso. A posição do fuso pode ser realinhada em relação ao centro de morte do cabeçote obtendo a medição do ângulo correto do centro do cabeçote. Isso geralmente mede 60% do fuso. Use o cabeçote como guia para medir o fuso. Por meio dessa medição, você pode rotular a área onde o centro do cabeçote e o mandril estão situados enquanto estão no fuso. Lembre-se de anotar essas medidas e quaisquer outros ajustes para que possa incorporá-los a outros projetos que utilizem o torno de madeira. Esta técnica é especialmente benéfica quando as peças seriam retiradas e refeitas em algum outro momento.
  • Marque uma etiqueta no fuso e marque outra no mandril. As duas etiquetas devem ser alinhadas conforme o mandril é reposicionado no fuso. Isso pode ser feito facilmente com o uso de um marcador de aço ou uma pequena ferramenta rotativa. Use sua ferramenta para marcar uma linha para o ponto exato onde o mandril fica no fuso e outra marca para a área onde o centro de morte do cabeçote está localizado.

    Por meio dessas medições que podem ser facilmente feitas, você terá uma maneira de ajustar um torno para madeira que estava inicialmente desalinhado. Com esses ajustes, você poderá fazer mais cortes com o uso do mesmo pedaço de madeira. Você pode então retrabalhar uma peça reinserida na máquina corrigida para obter melhores resultados.

    Use equipamento de proteção ao trabalhar em seu torno de madeira. A remoção de um mandril do eixo do torno pode muitas vezes resultar em ferimentos quando o mandril é liberado repentinamente.

Artigos relacionados
  1. Como enfiar a linha em uma máquina de costura?
  2. Como tirar ótimas fotos na cabeça?
  3. Como armazenar álbuns de álbum de recortes?
  4. Como girar fios de mohair de cabelo de cabra?
  5. Como usar grampos de madeira?
  6. Como criar convites de casamento exclusivos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail