Nestes tempos difíceis, quase todo mundo tem enfrentado problemas para pagar as contas. Ser assediado por uma agência de cobrança é uma coisa difícil de lidar. É como adicionar um insulto ao ferimento.
A lei federal de práticas de cobrança de dívidas protege
Por maior que seja a quantia que você deve de uma instituição financeira, sua agência de cobrança ainda não tem permissão para assediá-lo apenas para poder receber o pagamento. Na verdade, a Lei de Práticas de Cobrança de Dívidas Federais protege você dessas agências de cobrança abusivas. Esta lei identificou ações que essas agências de cobrança não podem fazer para cobrar o pagamento. Essas ações proibidas são as seguintes:
Contato por telefone antes das 8h ou depois das 21h
Deixar de indicar o nome da agência de cobrança, seu endereço e número de telefone e o nome do credor, valor devido e juros incorridos
Tentar coletar mais do que o devido
Usar linguagem abusiva, obscena e profana
Ligar constantemente para irritar ou perturbar o credor
Ameaça processar ou cobrar o salário do credor
Ameaça arruinar a dívida do credor
Ameaçar enviar xerife e encerrar propriedade
Discuta dívidas com terceiros
Insultar o credor ou um terceiro
Use documentos falsos
Chamada após o credor já ter avisado a agência por escrito para parar
Se isso acontecer com você, você tem o direito legal de reclamar da agência de cobrança junto à Federal Trade Commission. Enquanto espera por sua ação contra a agência de cobrança, você pode optar por seguir estas etapas:
Grave as chamadas usando seu identificador de chamadas e secretária eletrônica. Deixe a máquina obter qualquer número não identificado. Se você não tiver um identificador de chamadas, deixe a secretária eletrônica atender cada chamada e retornar as chamadas importantes que você não atendeu.
Escreva uma carta para a agência de cobrança para parar de ligar. Lembre-se de que você precisará enviar uma carta por escrito à agência de cobrança. Se eles ligarem novamente depois de você ter enviado a carta, eles já cometeram um crime grave de acordo com a lei declarada acima. Guarde um recibo ou prova de que enviou a carta como prova.
Consultar um advogado. Um advogado será de grande ajuda, especialmente quando a agência de cobrança não para de assediá-lo. Seu advogado irá guiá-lo através das etapas legais para processar a agência de cobrança abusiva.
Registre uma reclamação por meio do Better Business Bureau. Você não só terá a ajuda do BBB para fazer parar a agência de cobrança abusiva, mas também espalhará a palavra de suas técnicas de assédio. Provavelmente, ao divulgar a mensagem, você ganhará simpatizantes que também enfrentam a mesma provação.
Estar endividado não é crime. Na verdade, a lei apenas protege você de ser assediado por uma agência de cobrança, mas isso não significa que você está sem dívidas. Leis são promulgadas para proteger seus direitos.