Como cuidar da seda em seu guarda-roupa?

Mas pode ser arriscada se a lavanderia não entender o cuidado adequado com a seda
A lavagem a seco não é apenas cara, mas pode ser arriscada se a lavanderia não entender o cuidado adequado com a seda.

A seda é simplesmente fabulosa! Super leve e bonita e tão "verde" quanto um parque eólico. Para viagens, você pode colocar uma dúzia de roupas de seda em sua bagagem de mão para aparecer com estilo, seja qual for a ocasião. No entanto, muitas pessoas evitam isso. Muitos evitam a seda por causa do custo proibitivo da lavagem a seco. Quando você souber como é fácil cuidar de seus itens de seda, terá mais itens, poderá usá-los com mais frequência e viajar com elegância!

Passo 1

Lave sua seda à mão. Esta é a melhor forma de cuidar da sua seda. A lavagem a seco não é apenas cara, mas pode ser arriscada se a lavanderia não entender o cuidado adequado com a seda. Pense nisso. A seda foi usada por mil anos antes que a lavagem a seco entrasse em cena. Lave sua seda à mão com detergentes feitos especificamente para tecidos delicados. Você pode usar sabonete Woolite ou Ivory. Alguns usam shampoo de cabelo. Muitas pessoas gostam de um detergente neutro, pois não precisa ser esfregado para "flutuar" para longe. O que quer que você use, certifique-se de que não contém enzimas que podem prejudicar sua seda. Use apenas uma pequena quantidade de detergente, pois a seda resiste à sujeira. Pré-lave uma pequena peça de teste se quiser jogar pelo seguro. Se você ainda prefere lavar na máquina, certifique-se de que sua máquina de lavar esteja limpa e segura para a seda. Coloque seus itens de seda em uma bolsa de rede. Use uma pequena quantidade de detergente suave e inicie a lavagem a frio e o ciclo suave. Mantenha o ciclo de centrifugação o mais curto possível. Nunca use a secadora para a sua seda, pois a falta de umidade e o atrito podem danificá-la.

Passo 2

Mantenha a mesma temperatura da água durante toda a lavagem. Você pode dissolver o detergente / sabão em água fria ou morna, conforme sua preferência. Como a maioria dos tecidos naturais, a seda não sofre mudanças bruscas na temperatura da água, mas reage bem à água morna, então use-a sempre que puder. Saiba que a seda vem em diferentes qualidades. Seda de melhor qualidade tende a parecer melhor e durar mais quando lavada à mão. Mergulhe a seda em detergente apenas por um breve período. Não pressione, torça ou esfregue.

Etapa 3

Use vinagre na água de enxágue. Basta adicionar algumas colheres de vinagre branco. Isso ajudará sua seda a manter o brilho e a cor, evitando que fique quebradiça. Após o enxágue com vinagre, lave a seda em água. A solução de vinagre também pode remover manchas recentes e evitar o amarelecimento da seda branca. Da mesma forma, uma tampa cheia de peróxido de hidrogênio e ou algumas gotas de amônia adicionadas à lavagem ajudará a manter a seda branca brilhante. Com sua seda, deixe o alvejante sozinho.

Passo 4

A seda foi usada por mil anos antes que a lavagem a seco entrasse em cena
A seda foi usada por mil anos antes que a lavagem a seco entrasse em cena.

Use uma toalha para secar. Isso absorve o excesso de umidade. Você pode secar na toalha ou enrolar o item de seda na toalha e pressionar suavemente a água para fora. Novamente, não torça. Remodele a roupa e pendure para secar. Um pouco de seda também pode ser colocada para uma rápida e delicada centrifugação e pendurada para secar, mas tenha muito cuidado. Felizmente, a seda seca rapidamente, então você pode lavá-la em um quarto de hotel e, se realmente necessário, usar o secador de cabelo para o golpe final.

Etapa 5

Proteja-se do sol ou de qualquer fonte de calor. As fibras de seda enfraquecem quando expostas ao sol. Além disso, os tecelões de boa seda costumam usar tinturas naturais, que desbotam facilmente ao sol.

Etapa 6

Passe o avesso do tecido enquanto ele ainda está levemente úmido. Certifique-se de definir o seu ferro de forma adequada para a seda. Se a peça secou, umedeça-a com água de um borrifador antes de passar. Não use vapor, pois isso pode deixar marcas de água em sua seda.

Etapa 7

Armazene a seda em um material que respire. Você pode usar uma fronha de algodão. Evite o plástico, pois ele retém a umidade e causa amarelecimento e bolor. Para manter as traças e outros insetos longe, use lascas de cedro ou naftalina.

Aí está você. Lavar as mãos, enxaguar com vinagre, secar ao sol ou qualquer fonte de calor, passar o avesso quando ainda está úmido e armazenar em material que proporcione circulação de ar são tudo o que a seda realmente precisa para ter uma boa aparência por anos.

Artigos relacionados
  1. Como avaliar uma franquia?
  2. Como escolher um corretor online?
  3. Como fazer uso de carboneto de silício?
  4. Como usar um cartão-presente?
  5. Como o aço é fabricado?
  6. Como começar de novo em um novo local?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail