Como detectar um diamante de imitação?

Um diamante genuíno fundido com o vidro
Além dos diamantes de imitação de vidro, os doublets também são feitos com parte da pedra, um diamante genuíno fundido com o vidro.

Hoje em dia, bolsas, carteiras, peles e anéis de grife usam imitações de joias produzidas em quantidades comerciais e que são vendidas no atacado. Eles dão uma aparência sofisticada e cara aos designs de moda. As gemas de imitação foram aperfeiçoadas para que qualquer pessoa que pretenda comprar pedras preciosas, especialmente diamantes, esteja familiarizado com as características da verdadeira gema. A menos que tenham sido compradas de um revendedor de joias confiável, as imitações de vidro de diferentes densidades podem ser facilmente confundidas com reais.

Zircônia cúbica sintética

As imitações de diamante são pedras que imitam a aparência de um diamante real, mas não duplicam suas propriedades. Os mais antigos simuladores de diamante são de vidro e dupletos de vidro grenat. Posteriormente, foram substituídos por espinélios e corindo sintéticos e dupletos de diamante-diamante, e os mais recentes fabricados em rutilo sintético, titanato de estrôncio ou fabulita, zircônia cúbica sintética (CZ) e moissanita.

Para evitar a compra de um diamante de imitação, teste as propriedades da pedra.

1. Propriedades ópticas. As imitações têm um baixo índice de refração que permite que a luz atravesse a pedra. Detecte uma imitação com este método simples.

  • Desenhe uma linha preta grossa em uma folha de papel branca.
  • Coloque a pedra no topo da linha preta.

Se a linha preta for vista através da pedra, o diamante é uma imitação. Observe que este teste simples não é confiável se a imitação for feita de óxido de zircônio cúbico, fabulita, rutilo sintético e certos dubletes.

Marca de linha branca prateada

2. Dureza. A dureza do diamante não pode ser duplicada; um diamante verdadeiro não pode ser riscado pelo corindo. As imitações de vidro são mais macias e podem ser facilmente arranhadas. Outro teste é usar um lápis de alumínio para traçar uma linha na pedra. Uma imitação deixará uma marca de linha branca prateada.

3. Resistência ao polonês. Os diamantes de imitação têm bordas suaves, enquanto o vidro tem bordas mais nítidas.

Para evitar a compra de um diamante de imitação
Para evitar a compra de um diamante de imitação, teste as propriedades da pedra.

4. Cor, brilho, gravidade específica. As imitações de vidro podem ter falhas que parecem naturais, mas ao usar uma lente, o vidro mostrará bolhas de ar diminutas que diferem em número e forma em comparação com as dos minerais naturais. Os diamantes de vidro de imitação têm uma alta porcentagem de chumbo que os torna brilhantes, mas macios. Uma boa imitação de diamante é feita de strass incolor.

Pedras mais baratas como quartzo, topázio e safira branca também são usadas para substituir os diamantes. Apenas os testes com luz, sua gravidade específica ou outras propriedades podem ajudar a detectar imitações. Um teste de dureza não é confiável.

Joalheiros confiáveis usam esses testes e podem distinguir um diamante real de um saco cheio de imitações de vidro. Eles também fazem uso das seguintes ferramentas:

  1. Um refletômetro que usa infravermelho para comparar a capacidade de reflexão de uma pedra. Algumas substâncias, como a ilmenita, apresentam os mesmos resultados que um diamante.
  2. Um condutímetro que testa o nível de condutibilidade térmica de uma pedra. Tenha cuidado ao testar substâncias com ouro e prata muito condutíveis, com pedras pequenas e com corindo sintético, um bom condutor térmico.
  3. Um testador de diamante eletrônico que mede a perda de calor usando uma sonda metálica. Os diamantes são excelentes condutores de calor que extraem calor mais rápido das sondas do que os simuladores. Teste a pedra em vários locais e tenha cuidado com os dupletos.

Compre pedras caras soltas

Além dos diamantes de imitação de vidro, os doublets também são feitos com parte da pedra, um diamante genuíno fundido com o vidro. É mais difícil detectar diamantes de imitação se as pedras estiverem em um cenário. Para garantir a autenticidade, sugere-se que você teste e compre pedras caras soltas antes de serem assentadas.

Um único teste não é suficiente para determinar se um diamante é genuíno, mas conhecer suas propriedades será uma vantagem para distinguir joias reais ou apenas imitações vendidas no atacado para bolsas, carteiras, anéis ou peles de grife.

Artigos relacionados
  1. Como avaliar a cor do diamante?
  2. Como encontrar um testador de diamante?
  3. Como julgar um corte de diamante?
  4. Como encontrar anéis de noivado do vintage?
  5. Como aumentar o brilho de um diamante com amônia?
  6. Como conhecer estilos e designs de correntes de ouro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail