Lavagem e condicionamento do cabelo: dicas para cabelos saudáveis

Você precisa saber que tipo de cabelo tem para poder decidir que tipo de shampoo precisa
Você precisa saber que tipo de cabelo tem para poder decidir que tipo de shampoo precisa.

Encontre os melhores produtos de cabelo para criar um cabelo bonito

A lavagem e o condicionamento são duas das etapas mais importantes na manutenção de um cabelo saudável. A lavagem com xampu é importante para livrar o cabelo da sujeira, da oleosidade e até dos piolhos. O condicionamento mantém o cabelo hidratado, macio e forte.

Cabelos secos podem precisar de um condicionador hidratante
Por exemplo, cabelos secos podem precisar de um condicionador hidratante, que geralmente é mais pesado do que a maioria das fórmulas.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aprender como lavar e condicionar adequadamente:

  1. Primeiro, você precisa comprar os produtos certos para o cabelo. Vamos começar com a lavagem. Você precisa saber que tipo de cabelo tem para poder decidir que tipo de shampoo precisa. Existem shampoos para cabelos oleosos, secos, danificados, normais, mistas e coloridos. Você também precisa descobrir o que deseja que o xampu faça por você. Você precisa de volume, brilho, umidade, alívio da caspa? Depois de entender o tipo de xampu de que precisa, procure uma marca de boa qualidade. Lembre-se de que as marcas mais caras nem sempre são melhores. Olhe os rótulos e compare os ingredientes antes de investir seu dinheiro. Lembre-se também de que um xampu de combate a óleo muito forte pode convencer um couro cabeludo oleoso de que precisa produzir ainda mais óleo.

    Agora vamos ao condicionador. Assim como o shampoo, os condicionadores são feitos para complementar suas necessidades específicas. Já que você já deve saber quais são suas necessidades, você pode comprar o condicionador certo para satisfazê-las. No entanto, os condicionadores são um pouco diferentes dos xampus, pois oferecem várias opções, como enxágue, leave-in, condicionamento profundo e uso diário. Mais uma vez, você precisa comprar e comparar para ter certeza de que está escolhendo o caminho certo. Por exemplo, cabelos secos podem precisar de um condicionador hidratante, que geralmente é mais pesado do que a maioria das fórmulas. Cabelo mole pode precisar de um condicionador com enxágue, para que muito produto não seja deixado para trás para deixá-lo pesado.

  2. Para iniciar o processo real de lavar o cabelo, escove o cabelo completamente antes de molhar; isso evita o emaranhamento. Sature o cabelo e o couro cabeludo com água morna (não água quente, pois pode danificar o cabelo e irritar o couro cabeludo). Aplique uma quantidade do tamanho de um quarto de shampoo nas palmas das mãos e esfregue. O melhor método é começar com o couro cabeludo e as raízes e massagear suavemente até as pontas do cabelo. Passe suavemente os dedos pelo cabelo para ter certeza de que o shampoo está distribuído uniformemente, especialmente se o seu for grosso. Enxágüe permitindo que a água corra do couro cabeludo até as pontas uniformemente. Não enrole ou aperte o cabelo; pode ser prejudicial, pois o cabelo é muito frágil quando molhado.

    Conforme você enxágue, seu cabelo deve ficar mais claro e limpo. Caso contrário, lave e enxágue novamente. Lembre-se de que a quantidade de espuma não determina se o shampoo está funcionando. Na verdade, quanto menos espuma, melhor, porque as moléculas do xampu estão absorvendo mais sujeira e oleosidade. Depois que o cabelo for bem enxaguado, você estará pronto para o condicionamento.

  3. O tipo de condicionador que você escolher determinará a maneira como você condiciona:
    • Se for um condicionador enxágue, siga as mesmas etapas que você faria para o shampoo.
    • Um condicionador profundo pode exigir que você o aplique por 15-20 minutos. É melhor enrolar uma toalha quente em volta do cabelo enquanto espera para aumentar sua eficácia.
    • Ao usar um condicionador sem enxágue, aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda e penteie o cabelo como de costume.

    É possível condicionar demais o cabelo, deixando-o flácido, sem brilho e incentivando o aumento do produto. Uma quantidade do tamanho de um centavo a um quarto, dependendo de quanto cabelo você tem, deve ser suficiente.

  4. A frequência da lavagem e do condicionamento depende do seu tipo de cabelo:
    • Cabelo oleoso pode ser lavado todos os dias sem danos.
    • É bom lavar o cabelo normal todos os dias se você tem um estilo de vida ativo de natação, esportes ou exercícios. Caso contrário, uma ou duas vezes por semana é o melhor.
    • O cabelo combinado (cabelo oleoso na direção do couro cabeludo, mas seco ao longo do comprimento externo) deve ser lavado diariamente ao longo da área do couro cabeludo, mas com menos frequência ao longo do comprimento. Acondicione as pontas secas cada vez que lavar, mas evite condicionar a área do couro cabeludo.
    • As mechas encaracoladas devem ser lavadas em dias alternados para não perturbar os cachos e evitar que fiquem fofos. O enrugamento tende a impedir que a secura naturalmente protetora do couro cabeludo percorra o comprimento das hastes, o que pode causar ressecamento.
    • Cabelo seco, danificado e colorido deve ser lavado a cada poucos dias para evitar maiores danos por sobrecarga química e por causa da fraqueza quando molhado.
  5. Com cabelos oleosos, certifique-se de encontrar produtos "livres de óleo". Esfregar o cabelo pode fazer com que você ative os folículos capilares, produzindo mais óleo. Certifique-se de que seus produtos de modelagem também não contêm óleo. Se você estiver aplicando muito óleo com gel, mousse ou laca, isso anulará o propósito da lavagem e do condicionamento.

Depois de encontrar o shampoo e condicionador certo para você, siga uma boa rotina para cabelos saudáveis, gerenciáveis e bonitos.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail