Como controlar a caspa?

O cabelo prende os flocos (células mortas da pele) que saem de nosso couro cabeludo antes que possam flutuar
O cabelo prende os flocos (células mortas da pele) que saem de nosso couro cabeludo antes que possam flutuar despercebidos.

Você é um dos milhões que sofrem de caspa? Você está de alguma forma tentando não usar blusas de cor escura para esconder esses flocos? Bem, aqui estão algumas dicas práticas sobre como superar essa caspa!

Células mortas da pele

A caspa é a eliminação de células mortas da pele. Isso também é uma coisa natural que acontece em todo o corpo. Na verdade, você obtém um novo conjunto de pele a cada 27 ou 28 dias e o material antigo simplesmente descama. Portanto, não é verdade que a caspa é causada por pele seca. Na verdade, a caspa ocorre por causa da pele oleosa e do couro cabeludo oleoso.

Alterne entre três marcas de shampoo anti-caspa
Para evitar isso, alterne entre três marcas de shampoo anti-caspa, cada uma com uma formulação diferente.

Mas se a caspa é apenas um processo normal de eliminação de células mortas da pele, por que não podemos ver a eliminação de células mortas da pele em nossos braços e pernas
? O cabelo prende os flocos (células mortas da pele) que saem de nosso couro cabeludo antes que possam flutuar despercebidos. Então, o óleo do nosso cabelo e couro cabeludo aglomera as células até que se transformem naqueles flocos visíveis que decoram nossos ombros.

Alguns são corajosos o suficiente para afastar a caspa, mesmo que ela reflita um processo normal e necessário. Por outro lado, existem etapas possíveis para varrer esses flocos de uma vez por todas.

  • Shampoo todos os dias para mantê-lo afastado. Você pode se livrar do excesso de óleos e flocos por meio da lavagem diária, que certamente pode domar seu couro cabeludo escamoso.
  • Troque os shampoos. Se o seu shampoo atual não é tão eficaz para controlar o seu problema de caspa, então é hora de parar de usá-lo e passar para um shampoo anticaspa. Procure um shampoo anticaspa que contenha piritionato de zinco, sulfeto de selênio, enxofre ou ácido salicílico.
  • Troque e mude novamente. O seu shampoo anticaspa começa a se tornar menos eficaz do que antes? É porque você pode desenvolver resistência aos ingredientes ativos do shampoo. Para evitar isso, alterne entre três marcas de shampoo anti-caspa, cada uma com uma formulação diferente. Use cada um por um mês. Em outras palavras, use um xampu no primeiro mês, outro no segundo, depois outra marca de xampu no terceiro mês e volte para a primeira marca no quarto mês e assim por diante.
  • Ensaboe duas vezes. A primeira espuma e enxágue do cabelo remove os flocos soltos e o acúmulo de oleosidade no cabelo e no couro cabeludo. A primeira espuma limpa a área para que a segunda possa fazer efeito. Deixe a segunda espuma de shampoo no cabelo por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar. Isso dará ao shampoo a chance de penetrar nas células da pele e controlar a caspa.
  • Tente usar alcatrão. Se nossos primeiros passos ainda não funcionarem, tente usar shampoos de alcatrão. Por 200 anos, os xampus de alcatrão têm sido um remédio comprovado para a caspa. O trabalho do alcatrão é diminuir a rotatividade das células. No entanto, existem alguns efeitos colaterais negativos. Os xampus de alcatrão têm odores fortes, podem manchar a haste do cabelo de cor mais clara (embora semanas de uso de xampu mais suave possam eliminar a descoloração) e podem irritar a pele.
  • Enxágüe. Se você estiver usando shampoo de alcatrão e quiser se livrar do odor, experimente enxaguar o cabelo com suco de limão, um condicionador ou um creme para enxágue. Usar o condicionador após o xampu anticaspa também é bom, já que os xampus medicamentosos tendem a enrijecer o cabelo e torná-lo menos controlável.
  • Seja sensível à sua sensibilidade. Algumas pessoas não devem usar shampoo de alcatrão. Se você tem pele sensível, seu couro cabeludo também é sensível. O shampoo pode irritar e inflamar os folículos capilares e pode causar uma condição chamada foliculite. Um shampoo mais suave certamente pode ajudar.
  • Não coça o couro cabeludo com coceira. Coçar essas manchas que coçam pode causar feridas. Se isso acontecer, interrompa o uso de seu shampoo medicamentoso por algum tempo. Mude para um xampu mais suave, como xampu para bebês; use-o diariamente até que os arranhões estejam curados.
  • Lave seu suor. Um banho após um longo dia faz você se sentir fresco e limpo. Depois do exercício ou do trabalho, tome um bom banho e não se esqueça de lavar o cabelo com shampoo. O suor pode irritar o couro cabeludo e também pode acelerar a descamação das células da pele.
  • Vá com calma com as coisas pegajosas. Mousses, sprays e géis são os melhores amigos dos nossos penteados, pois podem manter o seu penteado no lugar e torná-lo mais bonito do que o normal. No entanto, não podemos esconder o fato de que eles são os piores inimigos de nosso cabelo e couro cabeludo. Esses produtos para o cabelo podem contribuir para o aumento da oleosidade; menos uso desses produtos ajuda a controlar a caspa.
  • Seja gentil consigo mesmo. O estresse sempre foi a causa número um de doenças e a caspa não está isenta, já que contribui para a proliferação das células da pele. Uma dieta pobre também pode estressá-lo e contribuir para qualquer condição de dermatite. Um estilo de vida saudável e mais relaxado ajudará.

Então aí está! Experimente todas essas dicas e você terá um couro cabeludo saudável e não terá consciência dos flocos que caem do seu ombro! Não se esqueça de que uma boa higiene é sempre a chave principal para evitar a caspa. Tenha um bom dia sem caspa!

Artigos relacionados
  1. Como pentear o cabelo das crianças?
  2. Como criar um penteado agitado?
  3. Como criar um blog de cabelo de celebridades de sucesso?
  4. Como criar uma torção francesa: estilize seu cabelo?
  5. Como criar um coque bagunçado chique rápido?
  6. Como criar um penteado com coque torcido?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail