Como gerenciar rivalidade entre irmãos?

Tentamos desesperadamente tornar as coisas "justas"
É claro que queremos que nossos filhos sintam que os amamos igualmente e tentamos desesperadamente tornar as coisas "justas".

"Você o ama mais do que a mim!" "Kelly sempre consegue o que quer!" Esses são os gritos de uma doença doméstica comum e antiga chamada "rivalidade entre irmãos". É claro que queremos que nossos filhos sintam que os amamos igualmente e tentamos desesperadamente tornar as coisas "justas". Mas tratar as crianças com igualdade é simplesmente irreal: afinal, elas vêm embaladas com temperamentos, interesses e necessidades diferentes. Portanto, não enlouqueça demais tentando fazer as coisas sempre justas. Além disso, a vida real não é justa. O verdadeiro truque para administrar a rivalidade entre irmãos é reduzir as situações que podem causar ressentimentos duradouros e romper seus relacionamentos. Aqui estão alguns segredos para ajudá-lo a minimizar a rivalidade entre irmãos em sua casa.

  1. Seja honesto. De vez em quando, uma boa pergunta para se fazer é: "Se alguém perguntasse a seu filho se você os trata de maneira justa, como ele responderia?" Se você realmente perceber que uma criança se sente mais ressentida, o que pode estar alimentando esse ressentimento? Que situações parecem aumentar a rivalidade? E o mais importante: o que você fará para mudar seu relacionamento com essa criança para que ela se sinta tão especial aos seus olhos?
  2. Não compare. "Por que você não pode ser mais parecido com seu irmão?" "Por que você não é mais organizada como sua irmã?" Com muita facilidade, nossos filhos podem interpretar comparações como: "Você acha que ela é melhor do que eu" ou "Você a ama mais". Portanto, interrompa a comparação entre irmãos ou elogie o comportamento de um filho em contraste com o de um irmão: isso pode levar a um ressentimento e ciúme duradouros.
  3. Ouça com atenção os dois lados . Um grande segredo para reduzir a rivalidade é permitir que cada criança saiba que você valoriza as opiniões de cada uma e deseja ouvir todos os lados. Portanto, tente sempre ouvir abertamente seus dois filhos. "Obrigado por me dizer seus pensamentos. Agora eu quero ouvir o lado de sua irmã."
  4. Cuidado com os rótulos negativos. Os apelidos da família como Wimpy, Skinny ou Klutz podem causar provocações familiares injustas e levar ao ressentimento entre os irmãos - "Não se preocupe, ela é apenas a flor da parede da família" - além de se tornarem lembretes contínuos de incompetência. E essas descrições costumam grudar e se tornar difíceis de apagar, não apenas dentro de sua família, mas também fora dela.
    Não se esqueça de fazer um dos segredos mais fáceis para nutrir a harmonia entre irmãos
    Não se esqueça de fazer um dos segredos mais fáceis para nutrir a harmonia entre irmãos: pegue seus filhos apoiando uns aos outros.
  5. Cultive um talento especial para cada irmão. Cada criança merece ouvir de seus pais o que os torna especiais. A consciência dessa força nutre sua confiança e também os diferencia de seus irmãos. Idealmente, você deve tentar cultivar um talento diferente para cada irmão com base em seus próprios interesses e habilidades únicas. Depois de identificar a força, encontre maneiras de desenvolvê-la para que cada criança possa ser validada por seu próprio talento e individualidade.
  6. Encontre um tempo especial a sós com cada criança . Uma maneira maravilhosa de fazer com que cada criança se sinta valorizada é passar um tempo individual apenas com você. Aproveite esses momentos de solidão à medida que eles surgem: "Sua irmã está dormindo. Vamos fazer biscoitos juntos." Ou defina um dia com cada irmão para ter um tempo especial apenas com você e, em seguida, marque-o no calendário. A frequência com que você se encontra é baseada no que é realista para sua programação: vinte minutos semanais, cinco minutos diários, uma hora a cada duas semanas. Se possível, peça a outro adulto para cuidar de seus outros filhos ou selecione um horário em que eles tenham ido embora. As ocasiões "Juntos" podem ser: assistir a um DVD juntos no sofá, colher frutas silvestres, ler livros, ir almoçar, um passeio de sorvete, ou apenas acariciando.
  7. Reconhecer ações cooperativas. Não se esqueça de fazer um dos segredos mais fáceis para nutrir a harmonia entre irmãos: pegue seus filhos apoiando uns aos outros. É claro que esses momentos podem ser poucos e distantes entre si, mas quando seus filhos ajudarem, compartilharem e trabalharem juntos, diga-lhes que você é grato. Eles são mais propensos a repetir essas ações cooperativas porque sabem que você os aprecia fazendo isso.
Artigos relacionados
  1. Como tirar uma soneca de um bebê na praia?
  2. Como organizar uma festa do pijama pré-escolar?
  3. Como ser pai de uma criança com TDAH?
  4. Como organizar olimpíadas de quintal para crianças?
  5. Como superar as dificuldades quando uma criança se recusa a comer e dormir?
  6. Como educar a criança com transtorno desafiador de oposição?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail