Como escolher um reprodutor de DVD?

O reprodutor deve ter saídas digitais para conectar o reprodutor à TV digital
O reprodutor deve ter saídas digitais para conectar o reprodutor à TV digital. Teste o controle remoto.

Muitas pessoas compram aparelhos de DVD sem prestar muita atenção aos parâmetros importantes que afetam seu desempenho. Certifique-se de selecionar um DVD player que tenha sua escolha de recursos.

  1. Compre um reprodutor de discos Blu-ray, se puder. Os discos blu-ray armazenam imagens e músicas de excelente qualidade, pois sua gravação contém mais informações do que a gravação de DVD comum. É melhor comprar uma HDTV e um reprodutor de blu-ray, se você puder pagar. Seus preços estão caindo drasticamente.

    Se você possui uma TV analógica padrão, o DVD player básico padrão é suficiente. A TV analógica aceita entradas analógicas e não pode exibir informações digitais de alta qualidade. Ao comprar uma HDTV, você pode simplesmente fazer um up-up do DVD player padrão existente. O processo de conversão up (ou upscaling) aprimora o sinal de DVD padrão para um formato de alta definição. O sinal resultante oferece qualidade de sinal quase HD [Alta Definição].

  2. Procure formatos comuns. Os leitores de DVD modernos podem reproduzir uma ampla variedade de arquivos de mídia. Os formatos comuns são DVD-R / RW, VCD (Video CD), DVD-audio, Audio-CD, MP3, WMA (Windows Media Audio), imagens JPEG, filmes MPEG, DivX, etc. Os reprodutores mais recentes possuem HD-CD (Compatibilidade com CD de alta definição). O HD-CD pode ser reproduzido em reprodutores de CD comuns ou reprodutores de DVD com compatibilidade com HD-CD. Mas é melhor reproduzir HDCD em DVD players.
  3. Compre um gravador de DVD para gravar. Se você gravar programas ou imagens de uma filmadora ou câmera de vídeo, precisará de um gravador de DVD. Os reprodutores de DVD estão disponíveis como reprodutores simples ou com gravadores.
  4. Verifique o código da região. É um método para controlar a distribuição de discos nas diferentes zonas ou regiões do mundo. O DVD possui um código de região que deve corresponder ao código do reprodutor. A maioria dos leitores de DVD pode ser usada apenas em uma determinada região (Código 0: mundial; Código 1: Europa, Canadá, Bermudas; Código 2: Europa, Japão, África do Sul e região do Oriente Médio; Código 3: Sudeste Asiático região, Coreia do Sul; Código 4: Europa Central e do Sul, México, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas do Pacífico e região do Caribe; Código 5: Antiga União Soviética, Índia, Coreia do Norte, Sul da Ásia e região da África; Código 6: China região). Existem alguns reprodutores de DVD multirregionais que podem ser usados em mais de uma região. Verifique os detalhes do código de região do DVD. Os códigos de região do disco Blu-ray são diferentes dos leitores de DVD comuns. Códigos de região de disco Blu-ray
  5. Confirme a qualidade da imagem e do som. A imagem e a qualidade do som de um DVD são melhores do que de um CD. Se você assistir a imagens de baixa qualidade em uma TV ou projetor grande, as imagens podem não ser tão nítidas e claras. Portanto, ao adquirir um reprodutor, certifique-se de que ele é de alta qualidade. Um reprodutor comum que grava com processamento de 10 bits oferece imagens de qualidade moderada. Reproduza alguns DVDs da melhor qualidade para verificar a qualidade do reprodutor.
  6. Compre um reprodutor de discos múltiplos. Os reprodutores estão disponíveis como disco único ou disco múltiplo. Os leitores de vários discos podem manter mais de um disco, como cinco ou seis discos, ou até mais de 300 discos! Normalmente, os reprodutores de um único disco são suficientes para o uso normal. Se você tiver um Multi-Disc player, poderá alternar entre vários discos sem tirar e trocar o disco todas as vezes.
  7. Viaje com jogadores portáteis. Existem leitores de DVD portáteis que vêm com ecrãs integrados. Você pode usá-lo para curtir filmes ou música em movimento. O tamanho da tela dos players portáteis é pequeno; no entanto, alguns reprodutores portáteis podem ser conectados à TV ou a outros dispositivos de exibição além da tela embutida.
  8. Disponibilidade de slot de memória. Isso ajuda a inserir cartões de memória diretamente no DVD player. Você pode tocar música ou assistir fotos de cartões de memória.
  9. Procure a interface USB. A interface USB [Universal Serial Bus] é um recurso útil. É uma interface comum para muitos dispositivos digitais. Se o reprodutor tiver uma porta USB, você pode conectar dispositivos USB diretamente. Você também pode conectar outras unidades compatíveis com USB, como reprodutores de MP3, câmera digital, filmadora, etc., ao reprodutor.
    O DVD possui um código de região que deve corresponder ao código do reprodutor
    O DVD possui um código de região que deve corresponder ao código do reprodutor.
  10. Garanta saídas comuns. As saídas comuns são componente, composto, s-vídeo, DVI ou HDMI. Destas, as três primeiras são saídas analógicas e as últimas são digitais. O reprodutor deve ter saídas digitais para conectar o reprodutor à TV digital.
  11. Teste o controle remoto. O controle remoto deve ser prático e fácil de operar. Um bom controle remoto tem os botões agrupados logicamente e bem marcados. Se você estiver usando o controle remoto em salas escuras, escolha as iluminadas.
  12. Compreenda os formatos de exibição. Uma TV analógica padrão exibe o vídeo de forma entrelaçada. O sistema entrelaçado mostra uma imagem em duas passagens. Os formatos entrelaçados são especificados com a letra 'i'. A varredura 'progressiva' exibe uma imagem em uma única passagem e este tipo de varredura é indicado pela letra 'p'. A TV possui diferentes formatos de exibição classificados como padrão, aprimorado e alta definição. O padrão é 480i e o aprimorado é 480p. Os formatos HD são 720p, 1080i e 1080p.
    • 720p tem 720x1280 pixels com 720 linhas e varredura progressiva.
    • 1080i tem 1080x1920 pixels com 1080 linhas e varredura entrelaçada.
    • 1080p tem 1080x1920 pixels com 1080 linhas e progressivo.

    Entre eles, 1080p é o melhor, enquanto 1080i e 720p oferecem quase a mesma resolução.

    O processo de up-conversion converte o sinal de DVD padrão para o formato HD. Você precisa de uma HDTV para visualizar o sinal convertido. O DVD player convertido também pode produzir vídeo no formato padrão.

    Além disso, você precisa de um conector HDMI para conectar o sinal do reprodutor de blu-ray ou DVD convertido à HDTV. Se a TV tiver um conector DVI, você precisará comprar um adaptador DVI para HDMI. Geralmente, os fabricantes não fornecem um cabo HDMI.

  13. Faça upconvert do DVD player. O DVD player upconvertion converte as imagens de baixa resolução em imagens de alta resolução aparente. O processo de conversão ascendente prevê os novos pixels próximos aos pixels existentes da imagem e os preenche para que se pareçam com uma imagem de alta resolução. Não é realmente uma imagem de alta definição, mas parece que sim. As verdadeiras imagens de alta definição podem ser obtidas usando o reprodutor de blu-ray.
  14. Compreenda os recursos de áudio.
    • Dolby-digital (AC-3), DTS: permite reproduzir efeitos de som surround digital multicanal. O DVD ou CD deve ser codificado em Dolby digital. A maioria dos DVD players pode produzir saída de som multicanal. O formato comum é 5,1 canais. Em um sistema 5,1, existem 5 alto-falantes com um sub-woofer adicional. O número após o ponto indica o número de subwoofers no sistema. Todos os programas codificados em Dolby Digital não precisam transportar 5,1 canais; o som de canal único (mono) também pode ser codificado como Dolby Digital. DTS ("Digital Theatre Systems") também é um formato de som surround digital semelhante ao Dolby Digital.
    • Dolby digital EX, Dolby Pro Logic IIx, DTS-ES: Estes são formatos de som surround digital multicanal. Ele usa um sistema de 6,1 canais com um canal surround adicional na parte traseira em comparação com o Dolby Digital.
    • Dolby Digital Plus, DTS-HD, Dolby Digital True HD: É um formato surround de 7,1 canais com 7 canais de áudio e um canal LFE. Os meios de comunicação de alta definição, como discos Blu-ray, são frequentemente codificados com 'Dolby Digital Plus' ou 'DTS-HD'.
  15. Compreenda as conexões de vídeo / áudio. Certifique-se de que haja conectores de áudio e vídeo necessários para o player.

    Os três conectores de vídeo comuns de qualquer DVD player são 'composto', 'S-vídeo' e 'componente'.

    Os conectores de áudio comuns são ópticos, coaxiais ou ambos. Esses conectores podem fornecer sinais Dolby Digital ou DTS.

    Os aparelhos de última geração possuem conector IEEE 1394 (também chamado de Firewire ou iLink) para conexões de 5,1 canais.

    Você precisa de um conector HDMI para conectar um Blu-ray ou DVD player convertido à TV para obter a melhor qualidade de imagem e som. O HDMI transporta informações de áudio e vídeo de alta qualidade. Se sua TV ou DVD player não tiver um conector HDMI, use a interface de vídeo componente. Você não obterá qualidade de imagem 1080p usando esta conexão, mas 720p e 1080i são possíveis. Se você deseja conectar câmeras de vídeo a gravadores de DVD, verifique algumas dessas opções. Para câmeras de vídeo de DVD ou disco rígido, os conectores USB são a melhor opção. Para conectar câmeras de vídeo Mini DV, procure o conector IEEE 1394.

    Conexões de vídeo:

    Você pode encontrar quatro conectores padrão diferentes para saídas de vídeo.

    • HDMI [Interface multimídia de alta definição]: É o conector digital mais adequado para sinais de alta definição [HD] e oferece saída de excelente qualidade. HDMI pode transportar sinais de áudio e vídeo, enquanto o conector DVI transporta apenas sinais de vídeo.
    • Saída de vídeo componente: Oferece melhor qualidade de imagem e reprodução de cores. Consiste em slots verdes, azuis e vermelhos. Ele requer três cabos coaxiais de 75 ohms do mesmo tipo para conexão entre os conectores RCA com cores correspondentes. É denotado como "Y Pb Pr" ou "Y Cb Cr".
    • S-video: esta conexão oferece boa qualidade de imagem, mas a clareza da cor não é tão boa quanto o vídeo componente. Conecte o conector da mesma cor ao correspondente na unidade de exibição do receptor - Televisão / Projetor / Receptor AV. Lembre-se de que o S-video não funciona com sinal de vídeo de varredura progressiva. O S-video é um conector Mini DIN de 4 pinos.
    • Vídeo composto: a qualidade mais baixa entre esses. Opte por isso apenas se outros conectores não estiverem disponíveis. É um cabo coaxial de 75 ohms de cor amarela conectado entre os conectores RCA. É o conector de vídeo analógico padrão. Este conector também não oferece suporte a sinal de vídeo de varredura progressiva.


    Conexões de áudio:

    • Saída estéreo analógica: Se o seu receptor AV não tiver um decodificador Dolby digital ou DTS, use a saída estéreo analógica.
    • Canal 5,1 analógico l: Saída analógica do reprodutor de DVD a ser conectada à entrada 5,1 do receptor AV. A maioria dos HD-DVD players possui decodificadores Dolby e DTS integrados.
    • Saída de áudio digital óptica e digital coaxial: Se você tiver um receptor AV com entrada de áudio digital coaxial ou entrada digital óptica, use este conector para obter o som surround.
  16. Escolha outros recursos:
    • Função de zoom: permite ampliar uma parte da imagem em etapas durante o trabalho normal ou reprodução em câmera lenta.
    • Tomada de fone de ouvido: você pode conectar seus fones de ouvido a este conector e desfrutar do som sem perturbar os outros.
    • Temporizador: É recurso que ajuda a desligar o reprodutor após um tempo determinado por você. Você pode definir o tempo usando a opção de temporizador para dormir e sair ou dormir para que o reprodutor desligue automaticamente na hora que você configurou.
    • Controles AV frontais: As entradas A / V [Áudio / Vídeo] permitem conectar vários tipos de entradas de vídeo / áudio como filmadoras, câmeras de vídeo, câmeras digitais, consoles de jogos, etc. Fornece diferentes conectores de entrada para conectar esses dispositivos. O controle A / V frontal significa que esses conectores de entrada são fornecidos na parte frontal do reprodutor. É conveniente se o reprodutor tiver os conectores de entrada comuns na parte frontal.
    • Controle de imagem: Ajuda a visualizar a imagem com ótima qualidade.
    • Controle dos pais / bloqueio infantil: Impede o uso do aparelho não autorizado, especialmente por crianças.
    • Varredura e pesquisa versáteis: Ajuda a pesquisar faixas do disco de acordo com títulos ou tempo.
    • Varredura progressiva: uma imagem é exibida em uma única passagem em comparação com as duas passagens da 'varredura entrelaçada'. A varredura progressiva é melhor do que a varredura entrelaçada.
    • Relação de aspecto: É a relação entre a largura da imagem e sua altura. Os formatos comuns são 4: 3 e 16: 9 (tela ampla). Às vezes, pode ser necessário ajustar a proporção de aspecto de acordo com o DVD para melhor visualização quando a imagem parecer esticada.
    • Melhorador de diálogo: É um recurso para aumentar o volume do som do alto-falante central que fornece o diálogo.
    • Nivelador de som: Este recurso ajusta automaticamente os picos de som.
  17. Fixe o orçamento e escolha a marca. Agora, decida os recursos e o orçamento. O mesmo fabricante fabrica diferentes modelos para atender às suas necessidades. Procure as melhores ofertas de sua escolha. Ao escolher a marca, procure também a disponibilidade local de serviço. Tente comprar de um revendedor autorizado e obtenha uma garantia. Peça uma demonstração gratuita do reprodutor e familiarize-se com o funcionamento. Deve ser adequado à sua TV ou outros dispositivos que você gostaria de conectar. Existem tantas marcas disponíveis no mercado. Aqui está uma lista de algumas marcas populares: Sony, Oppo Digital, Philips, LG, Samsung, Pioneer, Panasonic, Toshiba, Onkyo, etc.
Artigos relacionados
  1. Como comparar Blu-Ray e HD-DVD?
  2. Como comparar leitores de DVD?
  3. Como conectar um videocassete a um laptop?
  4. Como conectar um reprodutor de DVD ou Blu-Ray à Internet?
  5. Como conectar um videocassete a um computador?
  6. Como copiar vídeos caseiros de VHS para DVDs?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail