Como validar a segurança do seu endereço de e-mail?

A única maneira de evitar essas ameaças é proteger seu endereço de e-mail de olhares indiscretos
A única maneira de evitar essas ameaças é proteger seu endereço de e-mail de olhares indiscretos e usar o bom senso.

Roubo de identidade, vírus, worms e golpes são apenas algumas das muitas ameaças que qualquer pessoa com uma conta de e-mail pode enfrentar. Quer você use a correspondência por e-mail como um meio de comunicação com seus amigos e familiares ou em seus negócios, essas ameaças sempre estarão lá. A única maneira de evitar essas ameaças é proteger seu endereço de e-mail de olhares indiscretos e usar o bom senso.

  1. Use um cliente de e-mail seguro. O spamming e o phishing de email são predominantes nas comunicações por email. Não importa o quanto você tente manter seu endereço de e-mail privado, inevitavelmente receberá e-mails tentando enganá-lo ao fornecer suas informações. O uso de um cliente de e-mail seguro é necessário para que você possa filtrar e bloquear com eficácia os e- mails maliciosos. Clientes de e-mail como Outlook Express da Microsoft, Mozilla Thunderbird, Gmail e Yahoo Mail são alguns dos clientes de e-mail mais populares que possuem soluções de segurança de spamming de e-mail integradas. Na maioria das vezes, os e-mails de spam serão filtrados e redirecionados para suas pastas de spam ou lixo, liberando você precisa filtrar manualmente spam e e-mails maliciosos e ajudá-lo a evitar a abertura de e- mails e anexos não verificados que podem danificar seu computador ou roubar suas informações pessoais.
  2. Use firewalls e soluções de segurança. Usar um cliente de email ou webmail seguro não é suficiente para garantir total segurança e proteção contra emails maliciosos. A instalação de suítes de software de segurança e firewalls que fornecem segurança de e-mail pode agregar muito a proteção necessária. Norton Systems, McAfee e Zone Alarm são apenas algumas das várias soluções que você pode usar e que podem fornecer segurança de primeiro e segundo nível contra ameaças externas.
    Usar um cliente de email ou webmail seguro não é suficiente para garantir total segurança
    Usar um cliente de email ou webmail seguro não é suficiente para garantir total segurança e proteção contra emails maliciosos.
  3. Use o bom senso e faça algum trabalho de detetive. Se você receber um e-mail de uma pessoa ou organização com a qual não está familiarizado e passar pelas medidas de segurança configuradas, o bom senso ditará que você verifique ou faça alguma forma de validação na fonte do e-mail antes de abrir qualquer anexo ou responder para isso. Fazer uma pesquisa de endereço de e-mail por meio de um diretório de e-mail online ou uma pesquisa de endereço de nome de domínio na Internet é uma das primeiras etapas que você deve fazer para validar a origem do e-mail. Você também pode pesquisar um e-mail ou um endereço IP. Os e-mails vêm de um endereço IP de origem que você pode ver no seu e-mail ou cliente de webmail. Existem diferentes serviços da web na Internet onde você pode consultar o proprietário do endereço IP ou de e-mail. Validação e verificação através de a pesquisa de email é um bom senso ao encontrar emails de uma fonte desconhecida.
  4. Proteja seu endereço de e-mail. Outra maneira de reduzir a ameaça de e-mails maliciosos direcionados ao seu endereço de e-mail é fornecer seu e-mail de contato apenas para pessoas que você conhece e organizações em que você pode confiar. Muitos sites hoje em dia permitem que os visitantes entrem em suas listas de mala direta ou forneçam informações "supostamente secretas", desde que você se registre no site deles com seu endereço de e-mail. Assim que você se registrar, você pode começar a receber vários e-mails que foram validados e ignoram suas configurações de segurança. Antes de se inscrever para qualquer registro em qualquer site, você deve ler as letras miúdas e certificar-se de que eles não usarão seu endereço de e-mail para quaisquer outros esquemas de marketing em massa. Também é aconselhável não postar seu e-mail de contato em nenhum fórum público ou serviço de bate-papo. Se você tem um site, em vez de colocar seu endereço de e-mail como ponto de contato para clientes em potencial, coloque um feedback geral ou formulário de consulta. Isso permite que você se comunique com seus clientes sem ter que postar publicamente seu e-mail de contato.

Com várias ameaças desenfreadas na Internet, é bom senso proteger seu endereço de e-mail de grupos mal-intencionados que tentarão prejudicar seu estilo de vida. Um e-mail de uma suposta princesa nigeriana oferecendo-se para lhe enviar milhares de dólares, desde que você envie a ela suas informações pessoais, é um ótimo negócio. Ou é?

Artigos relacionados
  1. Como fazer um videoblog?
  2. Como fazer um vídeo chat?
  3. Como assistir a filmes na TV do computador?
  4. Como visitar sites bloqueados na escola?
  5. Como assistir filmes e TV online gratuitamente?
  6. Como assistir a vídeos de surf online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail