Como acelerar a velocidade do seu PC?

Os computadores percorreram um longo caminho desde que o PC doméstico se tornou popular
Os computadores percorreram um longo caminho desde que o PC doméstico se tornou popular e desde que a Apple aperfeiçoou a interface gráfica do usuário.

Os computadores percorreram um longo caminho desde que o PC doméstico se tornou popular e desde que a Apple aperfeiçoou a interface gráfica do usuário. Hoje, a tendência não é dar ao computador um poder de processamento mais rápido per se, mas sim tornar o computador mais eficiente no uso de energia. Isso significa torná-lo mais rápido, mas ainda reduzindo o consumo de energia. E então a batalha não é mais em termos de Gigahertz (ou Megahertz), mas sim na arquitetura da CPU, unidade de processamento gráfico, memória, velocidade do disco rígido e uma série de outros fatores.

Você também pode atualizar seu disco rígido para um mais rápido
Você também pode atualizar seu disco rígido para um mais rápido e maior, pois está ficando cada vez mais barato.

Mas para o usuário final comum, o que importa é a velocidade com que um computador inicializa quando está desligado e a rapidez com que aplicativos como um navegador da Web, processador de texto e software de planilha são abertos. Geralmente, isso depende de vários fatores que o próprio usuário final pode consertar, com ou sem a ajuda de um usuário mais experiente.

  • Reinstale seu sistema operacional. Observe como as coisas parecem rápidas e rápidas quando você adquire um novo computador ou quando faz uma nova instalação do seu sistema operacional favorito, como o Windows. Isso ocorre porque não há muito inchaço. A nova instalação proporciona uma inicialização e carregamento de aplicativo mais rápidos, porque os recursos do sistema não são consumidos por aplicativos em execução em segundo plano, lutando por tempo de processador e memória. Reinstalar o sistema operacional geralmente é considerado o último recurso, mas se o computador estiver realmente se arrastando e lento, pode ser hora de fazer um backup, reformatar o disco rígido e reinstalar o sistema operacional.
  • Remova aplicativos desnecessários. Se reinstalar o sistema operacional parece muito drástico, você pode começar a acelerar o seu PC removendo aplicativos desnecessários da sua lista de instalação. Vá para o Painel de Controle e abra Adicionar / Remover Programas, e você pode retirar os aplicativos desnecessários de lá. O sistema geralmente indica com que freqüência você usa um programa. Você também pode se deparar com aplicativos desconhecidos que podem, na verdade, ser malware e programas residentes na memória que apenas consomem espaço.
  • Escolha apenas um bom software antivírus e atualize-o regularmente. Muitos pacotes de software antivírus são grandes fontes de inchaço. Eles consomem memória, ocupam ciclos do processador e podem até mesmo testar cada arquivo que você abre a cada poucos minutos. Isso pode ser um exagero se você for um usuário cauteloso, portanto, um bom conselho seria escolher um antivírus pequeno e leve como o AVG, NOD32 ou Kaspersky, e acabar com os pacotes pesados como o Symantec, que consomem muitos recursos. Certifique-se de ativar as atualizações automáticas. Esses softwares antivírus levarão cerca de trinta segundos todas as manhãs para atualizar suas definições de vírus automaticamente a partir de fontes online.
  • Atualize sua RAM. Um dos maiores gargalos que um computador pode enfrentar é a disponibilidade de RAM. Quando a memória física se esgota, seu computador irá trocar o conteúdo da RAM para o disco rígido. O acesso de leitura e gravação do disco rígido geralmente seria mais lento do que o acesso à RAM (que é quase instantâneo), causando lentidão. Mesmo se você tiver um processador muito rápido, a RAM limitada provará ser problemática. A maioria dos sistemas operacionais hoje suporta até 3 GB de RAM, e os módulos de memória extras custam apenas cerca de 15€ a 22€ cada, o que é muito razoável. Se você tiver fundos extras, faça um upgrade.
  • Outras atualizações de hardware. Além da RAM, você também pode atualizar sua placa de vídeo para uma com maior capacidade, se pretende jogar jogos com muitos gráficos ou renderizar imagens e vídeos grandes. Você também pode atualizar seu disco rígido para um mais rápido e maior, pois está ficando cada vez mais barato. Mas as melhorias no desempenho podem ser marginais em comparação com a atualização da RAM e limpar o seu sistema de bloatware.

Se você precisa de velocidade, comprar um novo computador nem sempre é a resposta. Às vezes, você só precisa otimizar e reduzir o uso atual e se livrar dos gargalos de processamento.

Artigos relacionados
  1. Como construir um computador melhor?
  2. Como construir um computador com peças usadas?
  3. Como comprar um mouse sem fio?
  4. Como comprar uma torre de computador?
  5. Como comprar um sistema de tela dupla para PC?
  6. Como comprar o melhor teclado para jogos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail