Como verificar se há vírus no Ubuntu?

O programa antivírus ClamAV instalado em um sistema Ubuntu pode detectar vírus que podem ser prejudiciais
O programa antivírus ClamAV instalado em um sistema Ubuntu pode detectar vírus que podem ser prejudiciais em outros sistemas como o Windows.

O sistema operacional Ubuntu foi desenvolvido com distribuição Linux, o que o torna menos sujeito a ataques de vírus da internet ou arquivos infectados. Ao contrário do sistema operacional Windows, o Ubuntu não foi infectado por nenhum dos vírus que costumam atacar outros sistemas operacionais.

Isso irá garantir que você não infecte os sistemas de outras pessoas ao compartilhar arquivos
Isso irá garantir que você não infecte os sistemas de outras pessoas ao compartilhar arquivos com elas a partir do seu sistema Ubuntu.

O único problema que você pode enfrentar com vírus no sistema operacional Ubuntu é se os arquivos infectados são transferidos para outro sistema como o Windows. Os arquivos infectados que foram transferidos para o Ubuntu não afetarão o sistema e os programas instalados nele, mas permanecerão lá até que os arquivos infectados sejam compartilhados com pessoas que não usam o Ubuntu. Os vírus se tornarão ativos quando estiverem em outro sistema e podem afetar o sistema e os programas desse computador. Portanto, para ter certeza de não compartilhar esses vírus com ninguém que tenha um computador vulnerável, você deve localizar e desinfetar os arquivos antes de transferi-los.

  1. Baixe o ClamAV. O ClamAV foi desenvolvido como um software antivírus de código aberto especificamente para sistemas integrados UNIX e Linux. Ele pode ser baixado para o seu computador no site oficial. Ao baixar o mecanismo antivírus ClamAV em seu computador, vá ao menu Aplicativos e selecione Adicionar / Remover programas. Na lista de programas a serem adicionados, selecione ClamAV e, em seguida, selecione Aplicar para que o software possa iniciar o processo de instalação.
  2. Atualize o banco de dados de vírus. Ao executar o programa ClamAV pela primeira vez, ele detectará que as definições de vírus precisam ser atualizadas. Quando for solicitado a atualizar as definições, permita que ele pesquise na Internet por novas definições de vírus. Verifique regularmente se há atualizações para o mecanismo antivírus ClamAV e o banco de dados de vírus para que seja eficaz contra os vírus mais recentes.
  3. Faça uma varredura em seu computador. Na interface do programa antivírus ClamAV, marque cada uma das caixas ao lado de Verificar oculto, Completo, Ignorar tamanho e Salvar um registro para que o antivírus possa fazer uma verificação completa de todos os arquivos em seu computador. Clique no botão Home para inicializar uma varredura completa. Se você deseja selecionar um arquivo específico para verificar a existência de vírus, você pode ir ao menu "Verificar" e selecionar "Um arquivo", onde você pode localizar o arquivo em seu computador e executar uma verificação. Você pode fazer uma verificação rápida do seu computador selecionando as caixas em que deseja marcar e clicando no botão Início.

Programa antivírus Clamav instalado

O programa antivírus ClamAV instalado em um sistema Ubuntu pode detectar vírus que podem ser prejudiciais em outros sistemas como o Windows. O programa também pode ser usado para fazer a varredura de outros computadores em uma rede onde os sistemas Windows também estão conectados. Isso irá garantir que você não infecte os sistemas de outras pessoas ao compartilhar arquivos com elas a partir do seu sistema Ubuntu.

Artigos relacionados
  1. Como verificar o uso de memória em servidores Linux e Unix?
  2. Como escolher um sistema operacional de computador?
  3. Como clonar um disco rígido com Linux?
  4. Como escolher um backup do disco rígido do iMac?
  5. Como limpar o registro do seu computador?
  6. Como combinar vários arquivos do Mac em um com o StuffIt?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail