Como ler partituras?

A pauta da partitura é composta de tudo que você precisa para ser capaz de ler música
A pauta da partitura é composta de tudo que você precisa para ser capaz de ler música.

Aprender notas musicais para tocar piano, violão, todos os instrumentos

Aprender a ler partituras pode parecer assustador para algumas pessoas, especialmente aquelas sem formação musical anterior. A partitura contém sua própria linguagem documentada em papel. O segredo é encontrar uma maneira de decifrar o código, ler música e ser capaz de tocar ou cantar no tom de cada nota.

Se você quer aprender a ler música, você veio ao lugar certo. O artigo a seguir contém um guia que o ensinará a ler partituras, bem como lista os recursos que você pode usar para aprender mais sobre música em geral.

A mão esquerda de um pianista é usada para tocar as notas da clave de sol da partitura de um piano
A mão esquerda de um pianista é usada para tocar as notas da clave de sol da partitura de um piano.

Se você quiser aprender mais - e em uma noite, nada menos - aqui vai uma recomendação: Aprenda a ler música em uma noite. Quem não quer gratificação instantânea? Se você prefere aulas de música de vídeo, que podem ser extremamente úteis ao aprender a ler música, eu recomendo fortemente o Music master pro.

  1. A estrutura da partitura. A partitura é configurada com uma estrutura específica. A pauta da partitura é composta de tudo que você precisa para ser capaz de ler música. Dependendo de uma variedade de fatores, a pauta dirá exatamente quais notas você precisará tocar. A primeira coisa que você precisa fazer é identificar a equipe.
    • Qual é o pessoal? A pauta é um conjunto de cinco linhas e quatro espaços. Cada espaço e linha tem o nome de uma nota. Na pauta, você encontrará notas, uma fórmula de compasso, um sinal de clave, uma armadura de clave e várias marcações que afetarão o andamento e o tom de cada nota. Todas essas coisas funcionam juntas para criar a música que é tocada ou cantada.
    • O que são clefs e por que os usamos? Com base no instrumento que você toca - piano, guitarra (acústico ou baixo), violino, trombone, o que quiser - ou qual voz você canta (tenor, baixo, alto, soprano, etc.), sua música será escrita em uma de duas clefs (clave de sol e clave de sol). Essas claves são usadas para permitir que você saiba em qual oitava você está tocando as notas, bem como quais notas serão tocadas.
      • A clave de sol - a clave de sol é usada para a maioria das vozes musicais, incluindo soprano, mezzo-soprano, alto e tenor. Ele também é usado para os instrumentos de tom mais alto, como o clarinete alto, o clarinete em Si bemol, a flauta, oboé, violino e trompete. A clave de sol pode ser memorizada pelas seguintes siglas.

        Linhas - E muito G ood B oy D oes F ine

        Espaços - FACE

      • A clave de fá - a clave de sol é usada para as vozes de baixo e barítono e instrumentos graves, como a tuba, o trombone e o sousafone. A clave de sol foi criada porque as notas para esses instrumentos mais graves seriam tão baixas sob a pauta da clave de sol que seria muito difícil escrever uma música que fosse fácil para os músicos lerem.

        As notas da clave de sol podem ser memorizadas por:

        Linhas - L ood B oys D o F ine Um lways

        Espaços - Um ll C ows E a G rass

    • A armadura de clave: algumas notas são bemol, algumas são naturais e algumas são agudas. Quais notas são sustenidas, bemol ou naturais serão marcadas ao lado de notas individuais se forem tocadas como tal uma ou duas vezes em uma peça ou em algo chamado armadura de clave se forem tocadas como tal ao longo de toda a peça.
    • A armadura de clave está localizada diretamente à direita do sinal da clave. Quais notas são sustenidas ou bemol dependem das escalas e tonalidades. Para saber mais sobre as várias assinaturas de chave, você pode verificar o seguinte site: http://cnx.org/content/m10881/latest/

  2. A fórmula de compasso: Perto do início da pauta, há um símbolo de marcação, ou uma fração. Isso informa quantas notas por compasso serão tocadas. A equipe é dividida em medidas. Cada medida é separada por uma linha vertical. A armadura de clave padrão é 1 vez. Geralmente é denotado por um grande C preto.

    Outras assinaturas de tempo comuns são 1 vez (tempo de corte), 0,5 vez, 0,75 vez e 0,75 vez. A fórmula de compasso é escrita após a armadura de clave, mas antes de quaisquer notas na pauta.

  3. Notas, notas e mais notas. A estrutura fundamental de cada tom é denotada por uma nota musical. Há muitas coisas que você precisa saber sobre uma nota antes de tocar ou cantar uma música. As coisas mais comuns que você precisa saber são por quanto tempo cada nota deve ser mantida, se a nota é aguda, natural ou bemol, e qual é o nome de cada nota para que possa ser tocada.
    • Nomeie essa nota: as notas têm um nome de letra de AG. Quando uma nota chega ao Sol, ela começa novamente em A. Notas de A a A, de B a B, de C a C e assim por diante denotam uma oitava inteira. As oitavas podem subir ou descer, e o cantor padrão tem entre duas e quatro oitavas que sua voz pode cantar confortavelmente.
    • Segure a nota o máximo que puder! Seria difícil para uma orquestra fazer música junta se não soubessem quanto tempo cada nota duraria. Cada instrumento tocaria em sua própria batida ou melodia, e nada se encaixaria corretamente. É por isso que é tão importante saber a aparência de cada nota e por quanto tempo deve mantê-la com base em sua aparência.
    • Notas inteiras, mínimas e semínimas são comuns em partituras. Existem outros tipos de notas, embora sejam menos comuns. As notas funcionam junto com a fórmula de compasso para determinar quantas batidas por compasso devem ser seguradas. A retenção padrão para cada nota é escrita com a fórmula de compasso 1 em mente. No entanto, à medida que as assinaturas de compasso mudam, o tempo que você segura a nota também muda.

  4. Todos aqueles símbolos engraçados. Existem muitos símbolos diferentes nas partituras. Cada símbolo é importante. Com base no símbolo que você está olhando, pode ser necessário tocar as notas ou a peça musical em geral mais rápido ou mais lento, os compassos devem ser repetidos, as notas devem ser seguradas ou a música deve ficar mais alta ou mais baixa.
    • Mudanças de tempo. As mudanças no andamento são denotadas por um símbolo para uma palavra italiana. Aqui está uma lista e fotos das várias mudanças de ritmo que a música pode experimentar: http://music.vt.edu/musicdictionary/apethoscope/tempo/tempo2.html
    • Mudanças de volume. Mudanças de volume ajudam a melhorar o humor da peça. Nem toda peça musical é cantada ou tocada tão alto quanto a pessoa pode cantar. Mudanças no volume ajudam a tornar a música mais agradável e dramática para que as obras não fiquem estagnadas no tom. Aqui está uma lista das seguintes alterações de volume, bem como imagens de seus símbolos: http://music.vt.edu/musicdictionary/apêndice/dynamics/dynamics.html
    • Outros símbolos - Existem muitos outros símbolos, como bloqueios, laços, marcas crescendo, repetições, pausas e muito mais. Dependendo de quanto tempo você estudou música, você pode ou não saber o que esses símbolos significam.
    • Verifique o dicionário de música da Virginia Tech para obter uma explicação de todos os termos e símbolos necessários para saber se você planeja ler partituras: http://music.vt.edu/musicdictionary/

  5. Os pianos fazem as coisas de maneira diferente. Os pianos são únicos no fato de serem um dos poucos instrumentos que usam a clave de sol e a clave de sol ao mesmo tempo. Enquanto um clarinete só precisa saber a clave de sol para tocar e um contrabaixo só precisa saber a clave de sol para cantar, os pianistas precisam saber os dois se desejam aprender piano e se destacar em seu ofício.

    A mão esquerda de um pianista é usada para tocar as notas na clave de sol da partitura de um piano. A mão direita de um pianista é usada para tocar as notas da clave de sol da partitura do piano. Uma das partes mais difíceis de tocar piano é aprender a ler as duas claves e tocá-las ao mesmo tempo, uma vez que a música para piano é escrita de tal forma que as duas mãos são usadas para tocar ao mesmo tempo. Isso requer um pouco de prática até que um pianista possa realmente pegar o jeito.

  6. Aprenda com um profissional - Faça aulas de música. Se você deseja se tornar um cantor ou músico, você pode optar por aprender a ler partituras com um profissional. A educação musical sólida é imensamente útil para aprender a tocar guitarra, piano, oboé, violino ou qualquer outro instrumento. Um profissional foi treinado a ponto de ser uma segunda natureza ler música e todas as várias marcas de instrumentação listadas na música.

    Existem muitos lugares diferentes onde você pode ter aulas de música. Sua faculdade ou universidade local deve ser capaz de oferecer educação musical para não estudantes àqueles que desejam pagar por ela. Normalmente, estas aulas de música custam mais de 15€ por cada meia hora de aula. Você também pode conhecer alguém em sua área que esteja interessado em dar aulas a um preço mais baixo.

    Para encontrar um profissional musical em sua área, você pode acessar: http://musicstaff.com

  7. Estude sozinho. A Internet deu a você a oportunidade de aprender a ler partituras por conta própria. Muitos sites de música online e programas de software de música são mais aprofundados do que este artigo. Os músicos levam anos para aprender tudo o que precisam saber sobre partituras e, mesmo assim, é um processo em constante evolução.

    Se você realmente quer aprender a ler música e tocar o instrumento de sua escolha, confira os seguintes sites de música:

Aprender a ler partituras deve ser divertido. No entanto, também requer muito trabalho e dedicação. Ninguém disse que aprender a tocar piano é fácil ou aprender acordes de guitarra é moleza. Tudo requer paciência e prática. Porém, com a motivação certa, valerá a pena e em breve você estará tocando, cantando ou até mesmo aprendendo a compor partituras por conta própria.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail