Como tornar seu computador mais rápido: limpador de registro, melhorando o desempenho do PC

Adicionar RAM provavelmente aumentará a velocidade de um PC ou Mac lento
Se você tiver menos de dois gigabytes de RAM, adicionar RAM provavelmente aumentará a velocidade de um PC ou Mac lento.

Se o seu computador estiver lento, aumente o desempenho com este guia de manutenção gratuito!

Isso acontece com todos nós. Você compra um novo computador, configura-o, liga-o e ele o surpreende com sua velocidade estonteante. Então um ano se passa, depois outro, e logo parece que você está atolado em travamentos, lentidão, aquela terrível bola de praia do Mac, um PC que leva anos para inicializar ou um computador que fica preso no limbo quando você tenta fechá-lo baixa. Você fica se perguntando como fazê-lo funcionar mais rápido. No passado, em vez de tentar consertar o problema, você poderia ter acabado de comprar um novo computador. Mas nesta economia é difícil simplesmente comprar um novo se o seu estiver lento demais. Você ficará feliz em saber que existe uma maneira de acelerá-lo sem gastar um braço e uma perna.

sim. Existem muitas soluções disponíveis para ajudar sua máquina a funcionar com mais rapidez. Desde a manutenção básica até o aumento da RAM, essas dicas o ajudarão a aprender como tornar o computador mais rápido.

Faça algumas tarefas domésticas

Quer você tenha um Mac, um PC ou até mesmo uma caixa com Linux, se você não fez uma manutenção regular desde que adquiriu seu computador, provavelmente há muitas coisas simples que você pode fazer para aumentar sua velocidade.

“Se o seu PC está lento”, diz o especialista em segurança e PC Robert McMillan, que escreve sobre tecnologia de computadores desde 1996, “desinstale os aplicativos que você não está usando. Veja o que está sendo executado em segundo plano e remova-o se não precisar Pense em desinstalar o Java. Isso é um grande consumidor de recursos e, muitas vezes, um grande risco à segurança. " Avalie todos os programas desnecessários em execução ao ligar o computador.

Existem maneiras de acelerar um PC que não custam muito dinheiro. Você pode encontrar muitos utilitários gratuitos e integrados para o Windows se o seu computador estiver lento. O retardador de inicialização, um download gratuito, atrasa programas que podem estar atrapalhando seu tempo de inicialização. Se você encontrar programas que nunca usa - coisas inúteis ou indesejadas inchando seu sistema - é sempre uma boa ideia desinstalá-lo para sempre (Iniciar> Painel de Controle> Adicionar ou Remover Programas).

Para os programas que você decidir manter, o Startup Delayer escalona o tempo de inicialização para que o computador seja mais rápido ao iniciar. Os programas selecionados são executados em segundo plano depois que sua máquina já foi inicializada. Ele também permite que você remova facilmente programas inteiramente desde a inicialização (sem excluí-los de seu sistema). Se o seu computador estiver lento, lembre-se de que muitos programas são iniciados por padrão na inicialização para que possam verificar constantemente se há atualizações na Internet, o que não é necessariamente algo que você deseja que eles façam.

Em máquinas Windows, também existem utilitários integrados para tornar um PC mais rápido. A Limpeza de disco pode acelerá-lo eliminando a desordem. Todos aqueles arquivos temporários da Internet e do Windows, downloads de que você não precisa mais e lixo que você nunca esvazia tornam seu computador mais lento. O Desfragmentador de disco consolida os arquivos fragmentados no disco rígido para torná-lo mais rápido.

Em geral, Iniciar> Todos os programas> Acessórios> Ferramentas do sistema o levará a essas ferramentas para consertar um computador lento. A Microsoft oferece instruções on-line detalhadas sobre o uso desses e de outros utilitários com potencial para aumentar a velocidade para torná-lo executado mais rápido - não importa quais versões do Windows você esteja usando. O site da Microsoft oferece informações adicionais sobre como tornar o seu PC mais rápido.

Em sua pesquisa, você pode ter encontrado muitas fontes online do que são conhecidos como limpadores de registro. Infelizmente, muitos desses produtos são programas falsos que custam dinheiro e podem danificar seu computador em vez de torná-lo mais rápido. A própria Microsoft processou vários produtores desse chamado "scareware" para tirá-los do mercado, mas muitos simplesmente reaparecem com um nome diferente. Um limpador de registro pretende ser uma ferramenta para inspecionar e reparar o registro do Windows - todas essas ferramentas são comercializadas para usuários do Windows - e normalmente tem como alvo os usuários atacando sua vulnerabilidade. (Eles podem ter anúncios dizendo: "Você está se perguntando como tornar o seu computador mais rápido? Deixe-nos consertar isso de graça!") Outra tática típica são pop-ups persistentes que afirmam aumentar a velocidade do seu computador. Esses pop-ups podem aparecer até mesmo em sites legítimos e quase sempre contêm mensagens alarmantes sobre o seu computador lento ou precisando de reparos. Afaste-se deles fechando seu navegador - Alt F4 irá fechá-lo - se necessário. NÃO clique nesses pop-ups. Eles provavelmente causarão mais danos do que benefícios.

Nem todos os limpadores de registro são falsos, mas todos devem ser abordados com extremo cuidado e SOMENTE baixados de sites confiáveis. “Alguns são legítimos”, diz Robert McMillan, “mas são como pílulas dietéticas. Mexer no registro do Windows é inerentemente perigoso - você pode causar sérios danos. Não é algo para ser tentado por um iniciante. Uma ferramenta de registro legítima (e gratuita), como o Ccleaner, também oferece outros utilitários que podem ajudar (incluindo se livrar de arquivos temporários e gerenciar opções de inicialização).

Ferramentas para mac e linux

Existem maneiras baratas e até gratuitas de acelerar o seu computador se ele for um Mac também. Quando se trata de Macs, muitas pessoas adquirem o péssimo hábito de deixá-los no modo de hibernação porque é muito fácil de fazer. Os Macs são programados para executar scripts de manutenção de limpeza no início da manhã - mas se eles estão sempre adormecidos ou desligados, os scripts não são executados, o que pode criar um acúmulo de lixo que pode levar a problemas. Se você tiver bastante experiência no uso do prompt do Terminal, poderá executar esses scripts manualmente, o que pode ajudá-lo a acelerar o seu computador. Melhor ainda, um utilitário gratuito como o Onyx também ajudará.

O Onyx também auxilia em outras tarefas de limpeza, manutenção e otimização, incluindo mostrar quais programas você está realmente iniciando toda vez que liga o computador, o que pode ajudá-lo a identificar onde fazer uma correção. (Novamente, você pode estar carregando coisas na memória que nunca usa.) O site Onyx oferece downloads para as configurações de software e hardware mais recentes do Mac, incluindo Snow Leopard, Leopard, Tiger, Panther e até Jaguar.

Para máquinas Linux, um programa gratuito (bem, quase todos os programas Linux são gratuitos) chamado kleansweep auxilia na remoção de arquivos desnecessários que podem estar ocupando espaço e esgotando recursos do sistema. Um programa chamado Preload também pode acelerar seu computador porque melhora o desempenho geral em máquinas Linux, colocando em uso a RAM não utilizada.

Alternativas de software simplificadas também podem tornar o Linux mais rápido. Se você só precisa de um processador de texto básico, não use o OpenOffice com seus muitos recursos. Um programa com uma pegada menor como o Koffice será mais ágil e o manterá em execução mais rápido. Se você quer que sua Internet seja mais rápida, o Opera é mais leve que o Firefox. Se você estiver executando o Ubuntu (uma versão popular do Linux), você pode acelerar o tempo de inicialização ajustando o processo com o gerenciador de inicialização, disponível para download em linux.com.

Use o senso comum

Existem algumas ações básicas que você pode realizar para tornar seu computador mais rápido. Aqui estão algumas das dicas de solução de problemas mais simples e fáceis. Se você tiver dez programas abertos, estará sugando muitos recursos da sua CPU, fazendo com que ela funcione lentamente. Se você não estiver usando um programa, feche-o. O mesmo vale para ter muitas janelas abertas em seu navegador da web, ou ter muitas fotos abertas ao mesmo tempo em um programa como o PhotoShop.

Devo confessar que esse é um dos meus piores hábitos. Você também deve aprender a verificar a memória disponível. Apenas por diversão, você pode pressionar CTL-ALT-DEL em sua máquina Windows e, em seguida, clicar na guia de desempenho e visualizar a memória disponível. Abra alguns programas básicos - um software de processamento de texto, digamos, e um navegador da web - depois abra o PhotoShop (ou outro programa que exija muita memória) e abra seis ou sete daquelas lindas fotos que você tirou nas férias e observe o que acontece com sua CPU uso e sua memória disponível. Agora você pode ver o quanto isso torna seu computador mais lento.

Menumeters, um programa gratuito para Mac, é uma pequena ferramenta bacana que fornece CPU e monitoramento de atividade. Ele pode limpar seu Mac e é gratuito. Embora existam outras maneiras de tornar um Mac mais rápido, MenuMeters é um pequeno complemento popular.

Se você tiver muitos arquivos grandes - um vídeo, uma foto ou uma coleção extensa de músicas, por exemplo - considere mantê-los em uma unidade separada para que seu computador funcione mais rápido. Lembre-se de que seu sistema operacional - Mac, PC ou qualquer outro - ficará significativamente lento se estiver em uma unidade com pouco espaço livre disponível. Você pode corrigir isso usando discos rígidos externos. Ao comprar um disco externo separado, valerá a pena gastar um pouco mais e obter um disco mais rápido (7200 vs 5400 em um Mac, por exemplo). Mantenha sua máquina atualizada, seja qual for o seu sistema operacional, porque isso garantirá que você receberá as últimas atualizações, patches de segurança e correções de bugs.

Spyware e malware

Uma das melhores coisas que você pode fazer é se proteger contra malware, que vem em tantas variações em constante evolução que é quase impossível acompanhar.

Vírus, scareware, trojans, bots, rootkits, worms, spyware, adware - tudo isso é lixo nocivo e os profissionais chamam de malware (software malicioso). O malware pode tornar o computador lento. Para um usuário doméstico, o curso da transmissão é pela Internet - seja clicando em um link em um e-mail infectado, sendo atacado por uma vulnerabilidade do navegador ou simplesmente visitando um site mal-intencionado. Infelizmente para os usuários do Windows, eles sempre foram os alvos principais de softwares mal-intencionados.

"A grande maioria das atividades mal-intencionadas hoje tem como alvo PCs com Windows, de modo que os usuários de Mac e Linux podem sentir com razão uma sensação de superioridade de segurança quando estão na Internet", disse Robert McMillan. "Leva tempo para escrever esses ataques de computador, e se os bandidos acharem que terão muito mais vítimas escrevendo algo que funcione no Windows XP, então é isso que eles farão. Dito isso, estamos vendo algum interesse em a plataforma Mac atualmente. Existem alguns programas de cavalo de Tróia Mac por aí, mas atualmente não são uma grande ameaça. No entanto, se a participação de mercado da Apple continuar crescendo, é apenas uma questão de tempo até que os usuários Mac realmente comecem a ser atingidos, também." Portanto, não são apenas os usuários de PC que precisam se preocupar com os problemas causados por malware.

Embora o malware possa causar danos tremendos a sistemas inteiros à medida que se espalha, uma das consequências mais prováveis e visíveis para um usuário doméstico inconsciente pode agravar a lentidão. Você não quer apenas se livrar do malware, mas também tornar o computador mais rápido.

Se as formas mencionadas anteriormente não funcionarem, felizmente existem muitos programas antivírus de qualidade disponíveis que podem ajudar.

O escritor e autor Neil Rubenking é membro do Conselho Consultivo da Organização de Padrões de Teste Anti-Malware. Ele escreve regularmente para a PC Magazine e seu artigo recente classifica a seleção atual de programas anti-malware gratuitos e pagos disponíveis para usuários do Windows para tornar um PC mais rápido. Na lista, há uma série de opções para limpeza e prevenção. “Um produto deve fazer as duas coisas”, diz Rubenking.

Essas dicas o ajudarão a aprender como tornar o computador mais rápido
Desde a manutenção básica até o aumento da RAM, essas dicas o ajudarão a aprender como tornar o computador mais rápido.

Existem empresas que agora fazem produtos antivírus e anti-spyware para Macs. Sophos é um deles; anunciou recentemente a descoberta do "Blackhole RAT", um cavalo de Tróia voltado para Macs, que tem um som desagradável, mas aparentemente não é particularmente perigoso. (A Sophos oferece um programa antivírus gratuito para usuários domésticos de Mac.)

É muito importante proteger o seu computador de malware, mas, surpreendentemente, provavelmente não é necessário gastar dinheiro porque você pode encontrar um programa de aceleração gratuito por aí.

“Se eu fosse um usuário Mac, provavelmente não compraria um AV (software antivírus) agora”, explica McMillan. "Mas eu também não pagaria por isso no meu PC. O segredinho sujo da indústria de antivírus é que você realmente não precisa mais comprar antivírus, especialmente se você evitar comportamentos de risco online. Evitando Wi-Fi aberto, sites arriscados e documentos questionáveis, manter seu software corrigido e usar antivírus gratuito, como o onecare da Microsoft ou o AVG, fará muito para mantê-lo seguro. " Aprender como tornar seu computador rápido não precisa custar muito dinheiro.

Existem várias outras fontes gratuitas de proteção altamente consideradas (consulte o artigo detalhado de Neil Rubenking acima); muitos deles também oferecem utilitários de manutenção que ajudarão a tornar o computador mais rápido e a mantê-lo funcionando perfeitamente em outras frentes.

As máquinas Linux são atualmente as mais seguras dos três principais sistemas operacionais. Mas há malware por aí que afeta o Linux. No entanto, embora nem todos os especialistas concordem, muitos desconsideram o provável dano do dano generalizado do malware Linux.

Usuários individuais, no entanto, podem causar danos a seus próprios sistemas, um ponto que vale a pena observar, já que muitos Netbooks enviados para iniciantes vêm equipados com vários sabores de Linux (Red Hat, Fedora, Ubuntu). "É possível que alguém totalmente novo no Linux trabalhe duro para superar várias proteções de sistema embutidas, pegue na Internet um programa escrito para prejudicar os sistemas Linux, execute-o com autoridade de usuário root (usuário de Deus) e assim, danificará ou subverterá o sistema, por isso ele precisa ser encerrado e reconstruído ", diz o administrador de sistema sênior e conhecido especialista em Linux Rick Moen. No entanto, "Existem recursos em todo o sistema para desencorajar essas ações."

Certamente é possível que algum dia, à medida que o Linux se tornar mais popular entre os consumidores, os hackers se interessem mais em escrever códigos maliciosos direcionados a ele, mas pode não ser direcionado a laptops ou desktops. Mesmo hoje o Linux - há muito considerado uma linguagem de programador e não realmente para o usuário médio - é o motor dentro de muitos aparelhos de consumo incrivelmente populares, não apenas computadores.

"Cada TiVo tem um computador Linux totalmente desenvolvido sob o capô", diz Moen. "O mesmo vale para muitos smartphones, muitos PDAs, a maioria dos roteadores de gateway Wi-Fi residenciais e até mesmo o supercomputador Watson da IBM que acabou de ganhar o playoff de Jeopardy. De alguma forma, nunca se ouve dizer que os usuários regulares nunca serão capazes de descobrir um TiVo - mas então, muitos dos dispositivos Linux mais onipresentes, como TiVos, são percebidos como, de alguma forma, nem mesmo sendo computadores. "

Embora existam muitos recursos gratuitos para prevenir malware, isso não o fará se sentir muito melhor se já estiver infectado e lutando contra popups demorados, sequestros de navegador ou coisa pior. Nesse ponto, você só quer acelerar o seu computador.

O centro de proteção contra malware da Microsoft oferece ferramentas para determinar se você está infectado e uma linha direta 24 horas para problemas de segurança e vírus: 1-866-PCSafety (1-866-727-2338) ou você pode visitar o site. Eliminar esses problemas pode definitivamente fazer um computador funcionar mais rápido.

Existem também vários fóruns online gratuitos moderados por especialistas, que podem ajudá-lo a diagnosticar e tratar seu problema. O fórum de informações sobre spyware e o fórum Landzdown são bons lugares para começar.

Embora se livrar do malware e fazer algumas tarefas domésticas no computador possa fornecer algumas correções, isso não é tudo que você precisa fazer para acelerar o seu computador PC, Mac ou Linux. Você também pode ajustar alguns problemas de hardware.

Aumente sua memória

Uma das maneiras mais simples e eficazes de obter um computador mais rápido, especialmente se for um pouco mais antigo e tiver menos de dois gigabytes de RAM, é simplesmente adicionar mais. "Gaste seu dinheiro com a memória", diz Robert McMillan.

RAM (memória de acesso aleatório) é o que seu computador usa para ler e gravar dados - para seguir suas instruções e fazer seus programas rodarem. Se você quiser aumentar a velocidade, precisará de RAM suficiente. Quando você não tem RAM suficiente para a tarefa em questão, o computador é forçado a fazer o que é chamado de "paginação" - essencialmente, emprestando memória do disco rígido. Essa memória emprestada é muito mais lenta do que a memória RAM, e o processo usado para acessá-la pode deixar seu computador muito lento.

Se você tiver menos de dois gigabytes de RAM, adicionar RAM provavelmente aumentará a velocidade de um PC ou Mac lento. Se você já tem dois gigabytes ou mais de RAM, a memória adicional pode melhorar o desempenho para tarefas e programas que consomem muita memória (como edição de vídeo, jogos ou usando PhotoShop); entretanto, você pode não notar uma melhora dramática nas tarefas do dia-a-dia, como navegação na web ou processamento de texto.

Você não pode simplesmente adicionar qualquer chip de memória ao seu computador. A RAM adicionada deve ser compatível com o que você já está usando e deve caber no slot disponível. Existem muitos tipos diferentes de RAM, dependendo da idade, sistema operacional e hardware que você está usando. O vendedor de memórias Crucial oferece uma ferramenta simples e gratuita que fará a varredura de seu sistema para que você saiba que tipo de memória comprar, quanto você pode adicionar ao seu sistema e quantos slots estão disponíveis. Você pode então comprar a RAM diretamente da Crucial ou fazer compras. NewEgg e Frys.com oferecem RAM com desconto de fornecedores de qualidade.

É importante comprar e usar uma aparência de RAM de alta qualidade para marcas como Hynix, Samsung, Nanya, Micron, Crucial e Kingston. Se você tem um Mac, provavelmente já sabe que a RAM é muito cara quando comprada pela Apple. O Mac RAM direct oferece a mesma RAM premium dos mesmos fornecedores (a Apple não fabrica sua própria RAM), geralmente com um desconto significativo e vem com garantia de substituição vitalícia. Em muitos casos, a RAM que você compra aqui para Macs mais antigos fará com que seu computador funcione mais rápido do que a RAM que veio da Apple originalmente.

A instalação de RAM pode ser um processo muito simples, mesmo para pessoas com deficiência tecnológica, e existem muitos guias por aí. No entanto, alguns computadores (laptops menores, geralmente) têm RAM escondida em locais inacessíveis, tornando a instalação muito intimidante para um novato.

A Apple oferece instruções detalhadas em seu site (por exemplo, este é um tutorial para o Macbook) para atualizar a RAM (mesmo para iBooks e Powerbooks antigos) para torná-la mais rápida. Basta pesquisar nos fóruns de suporte da Apple por sua marca e modelo. O extenso site Macrumors também oferece dicas detalhadas e guias para comprar, instalar e testar RAM.

Se você está aprendendo a fazer um PC funcionar mais rápido adicionando RAM, o Pcworld tem um bom tutorial simples para atualizar a RAM em um desktop. Lembre-se sempre de trabalhar com segurança - seu computador deve ser desligado e a bateria removida (se for um laptop) antes de tentar qualquer atualização.

Você está mais preocupado em tornar sua Internet mais rápida do que em seu computador real? Nesse caso, um bom lugar para começar é um teste básico de velocidade de largura de banda: verifique serviços como este no Mcafee. (Tenha cuidado ao usar uma fonte confiável para este tipo de teste - sites falsos de teste de largura de banda também são locais frequentemente escondidos para scareware.) Se você está pagando por Internet de alta velocidade e testes de largura de banda mostram que você não está obtendo consistentemente, usando esses truques não vai ajudar. Ligue para seu provedor de Internet para reclamar e perguntar como tornar sua Internet mais rápida.

Dicas sobre malware

É aconselhável instalar um programa antivírus ou anti-spyware de qualidade de uma fonte confiável (e gratuita, de preferência); no entanto, mais não é melhor. Se mais de um programa de tempo real estiver instalado em seu computador, você pode gerar conflitos em vez de criar uma solução. Escolha um único programa de qualidade e mantenha-o atualizado. Mantenha seu sistema atualizado também.

Se você quer deixar seu computador mais rápido, saiba que a prevenção é sempre melhor. Os especialistas aconselham que as redes p2p (ponto a ponto) são notoriamente arriscadas quando se trata de malware, assim como as conexões Wi-Fi abertas. Arquivos com.exe,.DOC,.PDF também têm maior probabilidade de ser perigosos - em geral, é melhor não abrir nenhum anexo recebido online, mesmo de um amigo, a menos que esteja esperando por isso. Robert McMillan escreveu um ótimo artigo no Pcworld para usuários avançados detalhando algumas táticas de proteção avançada que o ajudarão a lembrar como acelerar um computador. Não se preocupe; você não está sendo paranóico. Eles estão atrás de você.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail