Como aprender sobre novos vírus de computador?

Um vírus de computador também causa certos sintomas
Da mesma forma, um vírus de computador também causa certos sintomas e é por meio desses padrões que o software antivírus pode reconhecer a presença de um vírus.

Todos os dias, dezenas de vírus de computador, worms, cavalos de Tróia e outras formas de software malicioso são desenvolvidos e espalhados por todo o mundo. O aumento do uso da Internet tornou essa ameaça ainda maior do que antes. Nos dias anteriores à Internet, os vírus se propagavam apenas por meio de disquetes, o que era uma forma lenta de propagação de malware. Mas hoje, um vírus pode se espalhar em meros minutos, especialmente considerando o quão conectados todos nós estamos através de e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais e até mesmo o mero ato de conectar seu computador à nuvem.

Os vírus podem custar muito tempo, dinheiro e dados valiosos se e quando o seu computador for infectado. Por causa disso, as empresas de antivírus geralmente fornecem atualizações regulares, que são baixadas automaticamente pelo software instalado nos computadores dos usuários. Os editores de software, como a Microsoft e a Apple, também lançam regularmente patches de segurança, que protegem vulnerabilidades inerentes em seus sistemas, que podem ser comprometidas por vírus de computador. Mas como esses provedores sabem sobre novas ameaças?

Arquivo de definição de vírus

Assinaturas de vírus. Como suas contrapartes biológicas, os vírus de computador têm certas assinaturas ou características que os identificam como softwares mal-intencionados. As empresas de antivírus geralmente têm vírus conhecidos em seus bancos de dados e é isso que eles usam para comparar o conteúdo dos arquivos e da memória quando você executa uma varredura no computador. O software antivírus também compara os documentos que você abre para quaisquer correspondências possíveis com as assinaturas de vírus que eles têm no banco de dados, que é atualizado sempre que o arquivo de definição de vírus é atualizado da Internet.

Os vírus podem custar muito tempo
Os vírus podem custar muito tempo, dinheiro e dados valiosos se e quando o seu computador for infectado.

E assim como suas contrapartes biológicas, os novos vírus também têm semelhanças ou combinações com outros vírus existentes e conhecidos. Isso se deve ao hábito dos autores de vírus de fazer engenharia reversa dos vírus existentes e modificá-los de acordo com suas próprias necessidades. E esta é uma maneira pela qual o software antivírus e seus criadores podem detectar a presença de um vírus novo ou desconhecido.

Heurísticas. Um vírus biológico causa doença e sintomas quando infecta uma pessoa. Da mesma forma, um vírus de computador também causa certos sintomas e é por meio desses padrões que o software antivírus pode reconhecer a presença de um vírus. A heurística basicamente compreende os padrões e comportamentos que um vírus de computador teria ao tentar infectar um computador. Por exemplo, um vírus pode querer carregar a si mesmo na memória como um programa residente e pode querer modificar certos setores do disco rígido. Ou pode querer modificar certas partes de um arquivo para incorporar-se enquanto permanece oculto. Essas atividades normalmente não são feitas por software regular, então, mesmo que um vírus ainda não esteja incluído no banco de dados de assinatura de um software antivírus, ele pode ser detectado como uma ameaça potencial.

Software antivírus

Para fins práticos, como um usuário de computador, você não precisa necessariamente fazer uma verificação manual em cada software usado para ver se ele contém um vírus de computador. Seu software antivírus deve ser capaz de fazer isso automaticamente para você. Supondo que o seu computador encontre um novo vírus, e se o seu software antivírus ainda não o tiver na lista, você pode monitorar alguns comportamentos estranhos. Por exemplo, se você abrir o gerenciador de tarefas do seu computador (se estiver executando o Windows, pressione Ctrl-Alt-Del), verá uma lista dos processos em execução. Alguns vírus podem se mascarar com nomes de aplicativos diferentes.

Se você notar algo que geralmente não está lá, pode ser um vírus. Ou se você notar sites ou aplicativos aparecendo aleatoriamente ou na inicialização sem abrir o navegador, seu computador pode conter alguma forma de malware desconhecido que você precisa remover com um software antivírus atualizado. Se houver esses sintomas em seu computador e seu software antivírus não puder corrigi-los, pode ser uma boa ideia entrar em contato com o cliente ou suporte técnico do software antivírus para que eles possam estudar o problema e possivelmente incluir o novo malware ou vírus em sua lista de definições.

Artigos relacionados
  1. Como atualizar manualmente a edição gratuita do AVG?
  2. Como proteger seu sistema de um vírus de computador?
  3. Como fazer a varredura de um disco rígido externo para vírus?
  4. Como ler críticas sobre software de segurança de rede?
  5. Como revisar e comprar o melhor software de detecção?
  6. Como configurar um firewall antivírus?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail