Como usar o software de scanner de porta livre?

Scanners de porta podem ser usados para ajudar a aumentar a segurança do sistema ou da rede
Scanners de porta podem ser usados para ajudar a aumentar a segurança do sistema ou da rede, ou podem ser usados para comprometê-la.

A varredura de porta é basicamente o processo de conexão a um computador de destino e envio de uma mensagem para cada porta. Dependendo do tipo de resposta recebida, o usuário que faz a varredura da porta pode determinar se a porta está acessível ou fechada. O software de scanner de porta gratuita inclui aplicativos para download, aplicativos baseados na web oferecidos como um serviço ou um recurso em um aplicativo maior que mapeia redes.

1. Entenda o que são portas.

As portas são conexões virtuais em uma rede usadas por programas para trocar dados diretamente. O TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol) são dois métodos comuns de comunicação de rede que usam portas. Eles recebem números para identificação e cada tipo de protocolo usa portas numeradas de 0 a 65535. As portas TCP numeradas de 0 a 1023 são chamadas de Portas conhecidas, pois têm sido associadas ao longo dos anos a serviços padrão, como Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP). As portas com o número 1024 e acima não são comumente associadas aos serviços padrão e são chamadas separadamente de Portas Registradas(de 1024 a 49151) e Portas Dinâmicas ou Privadas (de 49152 a 65535). Ao operar o software do scanner de porta, você precisará escolher o tipo de porta que deseja sondar e, com base na avaliação do software, você precisará decidir quais fechar e quais manter abertas.

2. Tenha cuidado ao executar uma varredura de porta.

Aplicativos de scanner de porta

Envio de uma mensagem para cada porta
A varredura de portas é basicamente o processo de conexão a um computador de destino e envio de uma mensagem para cada porta.

Os aplicativos de scanner de porta podem ser usados para testar a segurança do seu próprio sistema. Nesses casos, não haveria nenhum problema legal, já que você só está executando em sua própria rede doméstica. Se fizer parte da auditoria de segurança de rede de um escritório, você precisará da permissão de superiores. Os scanners de portas são essencialmente uma ferramenta de reconhecimento e fazer uma varredura pode facilmente ser confundida com uma intrusão. Não faça a varredura de um sistema ou computador sem o consentimento do usuário, proprietário ou administrador do mesmo.

3. Execute o scanner de porta.

Scanners de porta baseados

Se você planeja usar um aplicativo para download, primeiro precisa instalá-lo em seu sistema. Ao executar o aplicativo em seu PC, você será solicitado a entrar no computador de destino e escolher o tipo de porta e o tipo de varredura de porta que deseja fazer. Com scanners de porta baseados na web, o processo é muito mais simples. Navegue até o site e siga as etapas descritas. Seu computador ou endereço IP será detectado automaticamente e, em seguida, você também deverá escolher quais portas e que tipo de varredura deseja executar. Em ambos os casos, você receberá um relatório após a varredura, que informará quais portas do seu sistema ou do computador de destino estão abertas e oferecerá recomendações sobre como protegê-las melhor.

Scanners de porta podem ser usados para ajudar a aumentar a segurança do sistema ou da rede, ou podem ser usados para comprometê-la. Tudo depende das intenções de quem está fazendo a varredura da porta.

Artigos relacionados
  1. Como usar impressoras HP?
  2. Como usar as impressoras Kodak?
  3. Como ler críticas sobre computadores multimídia?
  4. Como usar a recuperação do cartão de memória?
  5. Como funcionam os hubs USB?
  6. Como tornar a inicialização do computador mais rápida?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail